A Receita Federal abre, a partir das 10h desta terça-feira (24), a consulta ao lote residual do Imposto de Renda 2023 do mês de outubro. Serão contemplados 354,5 mil contribuintes, entre prioritários e não prioritários, que vão receber R$ 643,3 milhões.
O crédito bancário aos contribuintes será feito na próxima terça, dia 31, na conta informada na hora da declaração ou por Pix. O lote residual contempla cidadãos que saíram da malha fina do IR de 2023 ou de anos anteriores.
Segundo o fisco, do total pago, R$ 427,3 milhões são para os contribuintes que têm prioridade legal, sendo 6.106 idosos acima de 80 anos, 54,4 mil contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.491 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, 16,9 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e 119 mil que não possuem prioridade legal, mas que receberão antes por terem feito a declaração pré-preenchida ou escolhido o Pix como forma de pagamento.
Foram contemplados ainda 151,6 mil contribuintes não prioritários.
A consulta é feita pela internet, no site da Receita Federal. O contribuinte precisa informar o número do CPF, a data de nascimento e os dados solicitados na tela. Por essa consulta mais simples, o sistema não informa o valor da restituição, mas para quem entrar no lote aparecerá que o pagamento será feito no dia 29 e da forma indicada pelo contribuinte, se conta bancária ou Pix.