O governador Elmano de Freitas assinou, na tarde desta segunda-feira (16), um projeto de lei que autoriza a reforma e restauros de obras do Museu do Ceará. A ação está sendo possível a partir do repasse de R$ 4,5 milhões, provenientes de recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), regulado pelo Ministério Público do Ceará.
O chefe do Executivo cearense deu início a sua fala pedindo uma salva de palmas para todos os trabalhadores do Museu do Ceará e da cultura cearense, que tem dado “tudo de si” para fazer o trabalho de preservar a memória do povo cearense. “Nós temos muito a agradecer a quem faz a cultura do Ceará, os histórico que nós temos, mas existe um clamor da nossa sociedade e da nossa identidade por essa ação [reforma do Museu do Ceará]. O povo do Ceará tem direito ao seu museu”, ressaltou Elmano.
“A assinatura dessa mensagem, que está sendo enviada à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) é uma decisão política já tomada. Tenho a honra de ser governador e assinar essa mensagem junto ao procurador-geral. Então, estamos aqui para garantir uma restauração célere, e que acima de tudo, tenha qualidade. Sabemos do desafio, mas não tenho dúvidas que efetivamente devolveremos ao povo cearense um museu da altura que eles merecem”, pontuou o governador. Elmano também dedicou a ação aos lutadores e lutadoras da cultura do Ceará.
Fechado desde 2019, a reforma do Museu do Ceará é aguardada há bastante tempo por profissionais da cultura do Estado. A secretária de Cultura, Luísa Cela, comemorou a ação e chamou o dia de “muito feliz” para a cultura cearense