segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Elmano recebe estudantes e representantes de escola cearense classificada entre as três melhores do mundo


 

“É importante jogar luz sobre a saúde mental dos nossos estudantes”. A abordagem é do governador Elmano de Freitas que, nesta segunda-feira (30), recebeu estudantes, professores e o diretor da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, localizada em Carnaubal, finalista do World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo), na categoria “Apoiando vidas saudáveis”, com o projeto “Adote um Estudante”. A unidade de ensino também concorre ao Prêmio Escolha da Comunidade, destinado às 15 escolas que constituem os três primeiros finalistas. A escolha será por votação pública.

A secretária estadual da Educação, Eliana Estrela; a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; o secretário executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil, Helder Nogueira, e o coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 5), Gerso Mendes, participaram do encontro.

“Para nós é um grande orgulho termos uma escola do nosso estado do Ceará disputando com duas grandes potências”, disse o governador. A escola cearense compete com outras duas dos Estados Unidos e Inglaterra. “O resultado será divulgado no sábado, mas o mais importante já aconteceu: eles estão jogando luzes e se mostrando como exemplos de trabalho na área da saúde mental. O maior prêmio nós já conquistamos. O que virá, agora, será apenas o reconhecimento em uma competição de nível mundial. Se Deus quiser, seremos o primeiro lugar”, disse Elmano de Freitas, parabenizando aos alunos, professores, psicólogos e todos os que fazem o excelente trabalho na EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves.

A secretária Eliana Estrela também parabenizou ao núcleo gestor da escola, apontando que, através da unidade de Carnaubal, todas as escolas cearenses merecem o reconhecimento pelos avanços na educação. “Reforçamos a importância do que se constrói no chão da sala de aula e desse time da educação, formado por professoras, professores, diretores, servidores e, claro, os nossos estudantes as suas famílias”, disse a gestora estadual da Educação. “Há uma grande mobilização para que as políticas de fato aconteçam. E essa escola em especial, com esse projeto que olha para a saúde dos estudantes e que vem se dedicando com uma rede de psicólogos voluntários fazendo esse trabalho, merece o reconhecimento e nossos parabéns”, enalteceu.

A estratégia

No retorno ao modelo presencial, após a pandemia, os professores diretores de turma observaram, em sala de aula, que muitos jovens enfrentavam problemas de ansiedade, transtorno de depressão, automutilação, baixa autoestima, dificuldades de comunicação e de socialização. Para reverter esse cenário, o professor de educação física Guilherme Barroso, que também atua como diretor de turma na EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, sugeriu a criação de um projeto que trabalhasse com o apoio de psicólogos voluntários, de diversas partes do Brasil. Os profissionais ofereceriam atendimentos via Google Meet, possibilitando aos alunos receber assistência psicológica de forma individual. Além dessa vertente, o projeto também oferta atividades de esporte e oficinas de teatro, dança, pintura e crochê.

“Criamos esse projeto em setembro de 2021, no retorno às aulas presenciais, quando encontramos alunos bastante ansiosos, com autoestima baixa e transtorno de depressão. Então, entramos em contato com os psicólogos do Brasil todo, para atendê-los”, explica o idealizador, anotando que cada profissional participante atende a um estudante. “É um projeto que desenvolve, cuida da saúde mental, da autoestima dos alunos e os incentiva a socializar melhor com as pessoas. Para nós, o resultado maior é quando vemos nossos alunos bem, principalmente com a saúde mental. Estamos concorrendo a um grande prêmio mundial, mas o nosso maior prêmio é ver nossos alunos bem, como eles estão hoje”.

O prêmio

O World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann para compartilhar boas práticas que transformem a vida dos estudantes e façam diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Nesta edição, 108 países participaram do prêmio. Criado em 2022 a competição abrange cinco categorias (ação ambiental; inovação; superação de adversidades; colaboração comunitária e apoiando vidas saudáveis). Em cada uma, três escolas foram selecionadas como finalistas. Os vencedores de cada categoria serão escolhidos por uma academia de juízes especializados e serão anunciados no próximo sábado (4). Cada unidade de ensino pode ganhar 50 mil dólares, aproximadamente R$ 250 mil. A unidade de ensino cearense concorre na categoria “Apoiando vidas saudáveis”, com o projeto “Adote um Estudante”, ação voltada à saúde mental dos alunos.

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