“Não doeu nada!”. Foi com a exclamação de Arthur, de 3 anos, que deu-se o início ao Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, neste sábado (7), na região do Cariri, no Ceará.
A secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, e a secretária da Educação, Eliana Estrela, participaram de ações para promover a atualização das cadernetas de vacina na região.
O objetivo da Campanha é, além de manter a situação vacinal em dia, recuperar as coberturas, oportunizar a vacinação e reduzir os riscos de reintrodução de doenças, que já foram eliminadas ou controladas, no Estado e no País. O público-alvo são crianças de 0 a 15 anos de idade.
“Hoje é um dia muito importante, estamos mobilizando todos os municípios, nessa parceria saúde, educação, municípios e estado. As crianças precisam se vacinar, precisamos aumentar a nossa cobertura vacinal”, ressaltou a secretária Tânia Mara Coelho.
“A nossa meta é 90%, mas a gente quer chegar a 95% até o final do ano e colocar o Ceará como referência na vacinação”, complementou.
A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 30 de setembro e segue até dia 14 de outubro.
“Esse momento é importante para atualizar o cartão vacinal das crianças. Mesmo que você tenha uma criança que já está vacinada, leve ao posto para ter certeza de que não está faltando nenhuma vacina. Isso é extremamente importante”, destacou a secretária da Saúde.
Além dos serviços nos postos de saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação no Ceará incentiva a execução de estratégias diferenciadas para ampliar a adesão à imunização, por meio da realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas dentro das escolas, Vapt-Vupts ou em locais com alta concentração de pessoas. Neste fim de semana, a Cidade Mais Infância e a Estação das Artes disponibilizam pontos de vacinação para os pequenos frequentadores.
As secretárias de Estado e autoridades locais foram aos pontos de vacinação nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.