Tânia Coelho salientou as demandas que serão atendidas através da chegada do novo serviço na região. “Existe um estudo epidemiológico que afirma que cerca de 2 mil pessoas estão com câncer nesta região. Queremos atender toda essa parcela dos cearenses. O que é importante é dar acesso à população para o tratamento do câncer, algo tão necessário”, comentou.
Além da oncologia e da ala de politrauma, o HRVJ também deve realizar a abertura de serviço de obstetrícia e pediatria. Os novos setores serão inaugurados de forma progressiva e seguindo um cronograma previamente estabelecido.
Linha de cuidado
O serviço de oncologia é uma parceria com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), e dispõe de médicos cirurgiões oncológicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais capacitados.
Reginaldo Costa, superintendente clínico do setor de oncologia do HRVJ, explica que, ao chegar para ser tratado, o paciente passa por uma linha de cuidado, recebendo uma atenção completa. “O tratamento proposto ao paciente visa ofertar uma assistência multidisciplinar. Além do atendimento médico, o paciente pode conversar com um time em que todos contribuem para um plano terapêutico, no sentido que garanta não só a assistência médica em si como também fragilidades sociais, para que o paciente possa ser ajudado em diversas frentes”, pontuou. |