Uma multidão de fiés se despediu da Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro, nessa sexta-feira, 15.
A Procissão de encerramento da festa religiosa contou com diversas apresentações em seu cortejo até à Basílica Santuário.
De acordo com dados da Central de informações e Cadastro da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Juazeiro recebeu, além dos cearenses, a visita de romeiros dos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pernambuco e São Paulo.
O secretário de Turismo e Romaria, Renato Wilamis, afirma, baseado em uma média de anos anteriores, que passam em torno de 200 a 250 mil romeiros pela cidade de Juazeiro, no período de 1° a 15 de setembro. “Esse crescimento tem acontecido após a abertura do processo de beatificação do padre Cícero”, ressalta Renato.
Durante todo o evento, de 10 a 15 de setembro, foram oferecidos vários serviços pelo município, aos milhares de romeiros que foram chegando. Desde assistência social e fiscalização no combate ao trabalho infantil, ao corte de cabelo e ventosaterapia, aferição de pressão, verificação de glicose e atendimento médico, bem como informações aos romeiros.
A cidade contou, pela primeira vez, com uma ornamentação para a Festa e Romaria da Padroeira, organizada pela Secretaria de Cultura – SECULT em parceria com a Secretaria de Turismo – SETUR, realizada nos espaços do Largo da Matriz, nas imediações da Basílica Santuário e na Praça Padre Cícero.
Na noite da quinta-feira, 14, foi realizado o Noitário em homenagem à Santa, com caminhada da Praça Dirceu Figueiredo (Praça da Prefeitura), até a Basílica. O Prefeito Glêdson Bezerra disse que o noitário é uma noite especial. A Procissão desceu a rua, entoando cânticos e levando velas para homenagear a padroeira do município e ao patriarca Padre Cícero, que está passando pelo processo de beatificação. “Cantar e pedir as graças dos céus para nos abençoar e nos dar força, coragem e sabedoria para continuar realizando as nossas atividades do dia a dia à frente dessa cidade tão importante que é Juazeiro do Norte”, destacou Glêdson.
O prefeito também agradeceu e parabenizou a todos os romeiros que vieram e fizeram uma belíssima festa e destacou a condução dos trabalhos realizados pela Basílica e a participação de todas as secretarias da Prefeitura.
"Agora já fica o sentimento de saudade e o convite para que, no ano que vem, os romeiros voltem e venham trazer a sua alegria, a sua fé, e abrilhantar a nossa cidade", reitera o gestor municipal.
- Procissão dos Meios de Transporte
Na quinta-feira, 14, aconteceu a Procissão dos Meios de Transporte, também conhecida como “Procissão dos Bombons”, com o tradicional buzinaço, descendo a Avenida Castelo Branco até a Basílica. Com a participação de 200 meios de transporte, dentre ônibus, carros, motos e bicicletas, todos enfeitados e distribuindo bombons e doces para os que assistem ao cortejo. Ao meio dia da sexta, 15, na Basílica Santuário, foi realizada a missa de despedida do romeiro, além da Benção do Chapéu dada pelo sacerdote da Basílica, Padre Cícero José. Logo após, foi divulgado o resultado dos automóveis ganhadores da Procissão e entregues os troféus.
Ganhadores:
Melhor Bicicleta
- Waldir Francisco da Silva (Caruaru/PE)
Melhor Moto
- Paulo Aurino da Costa (Limoeiro / PE)
Melhor Carro de Passeio
- Campeão: Felipe Silva
(Maceió/ AL)
-Vice-Campeão: Nilton Alves
(Rio Largo / AL)
Melhor Ônibus
- Jacivania Rocha
(União dos Palmares/AL)
Melhor Caminhão Pau de Arara
-Joana Darc Correia Santos
(Maceió / AL).