sábado, 16 de setembro de 2023

Procissão encerra festejos da Romaria de Nossa Senhora das Dores


Uma multidão de fiés se despediu da Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro, nessa sexta-feira, 15.

A Procissão de encerramento da festa religiosa contou com diversas apresentações em seu cortejo até à Basílica Santuário.

De acordo com dados da Central de informações e Cadastro da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Juazeiro recebeu, além dos cearenses, a visita de romeiros dos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pernambuco e São Paulo. 

O secretário de Turismo e Romaria, Renato Wilamis, afirma, baseado em uma média de anos anteriores, que passam em torno de 200 a 250 mil romeiros pela cidade de Juazeiro, no período de 1° a 15 de setembro. “Esse crescimento tem acontecido após a abertura do processo de beatificação do padre Cícero”, ressalta Renato.

Durante todo o evento, de 10 a 15 de setembro, foram oferecidos vários serviços pelo município, aos milhares de romeiros que foram chegando. Desde assistência social e fiscalização no combate ao trabalho infantil, ao corte de cabelo e ventosaterapia, aferição de pressão, verificação de glicose e atendimento médico, bem como informações aos romeiros.

A cidade contou, pela primeira vez, com uma ornamentação para a Festa e Romaria da Padroeira, organizada pela Secretaria de Cultura – SECULT em parceria com a Secretaria de Turismo – SETUR, realizada nos espaços do Largo da Matriz, nas imediações da Basílica Santuário e na Praça Padre Cícero.

Na noite da quinta-feira, 14, foi realizado o Noitário em homenagem à Santa, com caminhada da Praça Dirceu Figueiredo (Praça da Prefeitura), até a Basílica. O Prefeito Glêdson Bezerra disse que o noitário é uma noite especial. A Procissão desceu a rua, entoando cânticos e levando velas para homenagear a padroeira do município e ao patriarca Padre Cícero, que está passando pelo processo de beatificação. “Cantar e pedir as graças dos céus para nos abençoar e nos dar força, coragem e sabedoria para continuar realizando as nossas atividades do dia a dia à frente dessa cidade tão importante que é Juazeiro do Norte”, destacou Glêdson.


O prefeito também agradeceu e parabenizou a todos os romeiros que vieram e fizeram uma belíssima festa e destacou a condução dos trabalhos realizados pela Basílica e a participação de todas as secretarias da Prefeitura. 

"Agora já fica o sentimento de saudade e o convite para que, no ano que vem, os romeiros voltem e venham trazer a sua alegria, a sua fé, e abrilhantar a nossa cidade", reitera o gestor municipal.



- Procissão dos Meios de Transporte


Na quinta-feira, 14, aconteceu a Procissão dos Meios de Transporte, também conhecida como “Procissão dos Bombons”, com o tradicional buzinaço, descendo a Avenida Castelo Branco até a Basílica. Com a participação de 200 meios de transporte, dentre ônibus, carros, motos e bicicletas, todos enfeitados e distribuindo bombons e doces para os que assistem ao cortejo. Ao meio dia da sexta, 15, na Basílica Santuário, foi realizada a missa de despedida do romeiro, além da Benção do Chapéu dada pelo sacerdote da Basílica, Padre Cícero José. Logo após, foi divulgado o resultado dos automóveis ganhadores da Procissão e entregues os troféus. 


Ganhadores:


Melhor Bicicleta 

- Waldir Francisco da Silva (Caruaru/PE)


Melhor Moto 

- Paulo Aurino da Costa (Limoeiro / PE)


Melhor Carro de Passeio 

- Campeão: Felipe Silva

(Maceió/ AL)


-Vice-Campeão: Nilton Alves

(Rio Largo / AL)


Melhor Ônibus 

- Jacivania Rocha

(União dos Palmares/AL)


Melhor Caminhão Pau de Arara

-Joana Darc Correia Santos

(Maceió / AL).

Últimas notícias