Nesta terça-feira, 19, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Educação, realizou a entrega da premiação do I Concurso de Educação Ambiental e Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos - Coleta Premiada.
A Coleta Premiada visa mobilizar, sensibilizar e motivar a comunidade escolar e a sociedade a serem agentes multiplicadores de ações de preservação dos recursos naturais.
Escolas e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) deveriam elaborar Plano de Ação e Relatório Final que comprovassem o Fomento do conhecimento entre estudantes e usuários sobre o tema; o envolvimento da comunidade escolar e de usuários; Incentivo à co-responsabilidade ambiental; Criação de uma cultura ambiental e sustentável; Desenvolvimento de um sistema eficiente e sustentável Promoção da sustentabilidade do projeto; e Criatividade no desenvolvimento das atividades.
E, ainda, confeccionar coletores de resíduos sólidos a partir de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis, resistentes, funcionais, criativos e sustentáveis. E distribuí-los no ambiente escolar ou nos espaços de convivência. Já alunos e usuários do serviço público deveriam recolher o maior volume de coleta individual de resíduos sólidos - papel, plástico, vidro e metal, e também óleo de cozinha usado.
Os vencedores foram:
Categoria 1
Escola José Bizerra de Brito, com o Professor Orientador, Júnior Fernandes de Lima;
CRAS Seminário, com a orientadora Andressa Duarte Feitosa.
Categoria 2
Escola José Bizerra de Brito
- CRAS Vila Alta
Categoria 3
Estudantes
1° lugar: Renilson Gonçalves Fideles - 5° ano - Escola Filemon Teles; e Brayan do NascimentoJustino - CRAS Seminário
2° lugar: Maysa de Lima Laurino - 6° ano - Escola Filemon Teles; e Alisson José do NascimentoAlencar - CRAS Seminário
3° lugar: Emanuel William de Araújo - 6° ano A - Escola Dom Vicente; e Maria Bianca doNascimento Dias - CRAS Vila Alta
Categoria 4
1° lugar: Gedson Gabriel da Silva Souza - 3°ano C - Escola José do Vale; Brayan do NascimentoJustino - CRAS Seminário
2° lugar: Emanuel William de Araújo - 6° ano A - Escola Dom Vicente; Cícera Maria de Lima - CRAS Vila Alta
3° lugar: Cicero Wanderson da Silva Lima - 8° ano C - Escola José Bizerra; Eunice Maria dosSantos - CRAS Muriti
A premiação foi composta por computadores de mesa, notebook, tablet e bicicletas. Para a estudante Maysa deLima Laurino, o tablet vai servir para os estudos. "Aprendi muito a cuidar da natureza. Antes eu mesma jogava lixo na rua, depois do concurso não faço mais e digo para que as pessoas também não façam isso", comentou.
O diretor da Escola José Bizerra afirmou que o ensinamento ficou na escola. "A gente não parou. Continuamos recolhendo os resíduos. Nas últimas duas semanas foram mais de 4 mil quilos enviados para reciclagem", afirmou Ricardo Alencar.
O prefeito Zé Ailton Brasil parabenizou a todos os participantes e comentou que o seu desejo é que a coleta seletiva seja aprendida, ainda na escola, pelos estudantes. "Só investindo na educação que vamos mudar a nossa cultura de não cuidar do lixo e para adotar ações de reciclagem", comentou.
Stephenson Ramalho também destacou a importância de adotarmos novos hábitos para a destinação dos resíduos. "Antigamente dizíamos "joga no mato" quando queríamos descartar alguma coisa. Hoje temos que ter consciente que no mato estão os bichos e eles não devem comer lixo, por exemplo. Hoje temos que ter mais consciência com o meio ambiente, no cuidado e preservação", comentou.