Estudantes de 98 escolas de Juazeiro do Norte participaram nessa segunda-feira, 25, da solenidade de abertura da XVII edição dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte - JEJUNOs. O evento é promovido pela Prefeitura, através das secretarias de Educação e de Esporte e Juventude. O palco para recepcionar os estudantes/atletas foi o Ginásio Poliesportivo, que foi completamente reformado, e contou com a presença de mais de 5 mil pessoas.
Com o tema: "Cultivando valores no esporte", a celebração estudantil emocionou o público presente com uma abertura marcada por momentos inesquecíveis, como a entrada da Banda Municipal Padre Cícero entoando canções de cunho esportivo, bem como os hinos das bandeiras. A acolhida de todas as delegações representando as unidades de ensino levou a plateia aos gritos e foi feita por estudantes que se classificaram para a etapa nacional dos jogos escolares.
Houve, também, o juramento dos professores, estudantes e árbitros. A apresentação de dança do Grupo Suburbanos agitou a juventude na arquibancada, assim como o desfile para a escolha do Rei e da Rainha. Os valores dos jogos definidos pela amizade, respeito, persistência, humildade e solidariedade foram representados durante toda a solenidade.
O ápice do evento foi a entrada dos estudantes Ruan Carlos Frazão e Edmar Brito, matriculados nas escolas Zila Belém e 3 de Junho, respectivamente, que realizaram o acendimento da tocha que simboliza a chama dos Jogos e dá o pontapé inicial. Os dois percorreram todo o ginásio carregando aos quatro cantos a chama dos Jejunos e, logo em seguida, o Prefeito Glêdson Bezerra declarou aberto os Jogos Estudantis. Ruan, que irá competir na modalidade do Parajejunos, destacou a alegria em participar. “Estou muito feliz, é a primeira vez que seguro uma tocha olímpica na mão. foi muito legal”, declarou. O campeão dos Jogos Escolares, Edmar Brito, comentou sobre a emoção em acender a pira “Estava muito nervoso, mas foi um sentimento contagiante dentro de mim”, disse.
O gestor Municipal ressaltou o tamanho da emoção em ver o Ginásio completamente lotado para celebrar o evento que ficou 10 anos sem acontecer e retornou em 2022. "O esporte faz parte do aprendizado desses estudantes, este momento é único, uma nova geração que vivencia a magia dos Jejunos, aprendendo, também, valores como humildade, respeito, persistência, solidariedade e a amizade" ressaltou.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim e o secretário de Esporte e Juventude, Bendimar Júnior, destacaram o quanto vivenciar esse momento é importante na formação das crianças e adolescentes, e como a parceria entre educação e esporte é necessária.
As disputas acontecem até o próximo dia 20 de outubro, divididas por zonas de competição.