O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), divulgou nota de repúdio contra a fala do vereador e presidente da Câmara Municipal de Jucás, Eúde Lucas (PDT), por sugerir "cura" de autismo "na peia".
"Inaceitável é a palavra para definir qualquer tipo de declaração desrespeitosa, ofensiva e cruel para com as pessoas autistas ou com quaisquer outras deficiências. É um retrocesso, um desserviço à sociedade, reforçando opressões que há muito tempo fazem parte da rotina dessas minorias", diz Evandro em nota.
O deputado estadual, ainda no PDT, mesma sigla do vereador, lembra que a Alece criou, em 2021, o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), que acompanha crianças e adolescentes com autismo e crianças com síndrome de Down.
"A Alece repudia qualquer tipo de preconceito contra pessoas com deficiência, pautados que somos pelo respeito e pela inclusão como ferramentas de transformação para um mundo melhor", declarou o presidente.
Além de Evandro, outros líderes e parlamentares cearenses se manifestaram contra a declaração do vereador de Jucás. O PDT ainda não anunciou qual medida irá tomar em relação ao presidente da Câmara.