Eduardo Mota/Ascom |
Todo mundo tem direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Com esse objetivo, foi realizada na manhã da segunda-feira, 04, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, a posse e eleição da mesa diretora do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) do Crato, biênio 2023-2025.
O COMSEA irá trabalhar na elaboração de diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, em sintonia com as diretrizes traçadas pelos conselhos estadual e nacional, e orientar a implantação de programas sociais ligados à alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades, e articula a participação da sociedade civil.
Na ocasião, foi realizada também a eleição da mesa diretora do referido conselho, com membros do poder público, organizações governamentais e não governamentais. Para o biênio 2023-2025, o COMSEA terá como presidente Silvia Ramos; vice, Solange Santana; 1º secretário, Andryelle Brito; e 2º secretário, Ticiana Cândido.
Em sua fala, Ticiana informou que foi aprovado o parecer de adesão do município do Crato ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e a implantação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar, composta pelos secretários de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Desenvolvimento Agrário.
Durante a solenidade de posse, foi definido que as reuniões ordinárias do COMSEA serão realizadas sempre na terceira segunda-feira de cada mês. Também estiveram presentes, o Secretário Executivo dos Conselhos, Domício Bastos; e o Presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Juazeiro do Norte, Mateus Quintans.