O programa Alcance, da Assembleia Legislativa do Ceará, realizou, na manhã desta terça-feira (26/09), um aulão para os alunos das turmas de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Clemente Olintho Távora Arruda, de Baturité. O evento integra a programação da 7ª Assembleia Itinerante, realizada no Maciço de Baturité, que contou ainda com uma série de serviços na manhã.
Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de assistir à aula de História sobre a “Era Vargas”, ministrada pelo professor Paulo Humberto. Falaram ainda a coordenadora-geral do programa, deputada Jô Farias (PT), e o coordenador pedagógico, professor Evaldo Lima, sobre o Alcance; o professor Ítalo Beethoven, sobre o Alcance Profissionalizante, e a professora Nazareth Magalhães, sobre o Alcance Virtual.
A deputada Jô Farias afirmou que todas as linhas de atuação são necessárias e importantes para os jovens do ensino médio e que o programa tem se expandido, ampliando os núcleos nos municípios e chegando a mais alunos. “Enquanto eu estiver aqui, vou fazer e dar o meu melhor para esse programa crescer e se fortalecer ainda mais, pela importância que ele tem na vida da nossa juventude, principalmente agora que estamos agregando o ensino com a profissionalização dos jovens”, afirmou.
De acordo com o professor e coordenador pedagógico do Alcance, Evaldo Lima, o programa tem levado uma preparação de qualidade, para o Enem e demais vestibulares e conta com professores qualificados atuando em Fortaleza e nos núcleos espalhados pelo Estado.
Evaldo Lima destacou que o trabalho desenvolvido é sobretudo voltado à inserção dos alunos de escolas públicas nas universidades, possibilitando uma preparação direcionada para essa provas. “Uma das responsabilidades de quem faz essa educação pública é fazer com que esses alunos façam o Enem e consigam o acesso. Temos uma parceria com a Secretaria de Educação, levando essa especialidade do Alcance para as escolas do nosso Ceará, fornecendo e agregando mais conhecimento para os estudantes”, pontuou.
O diretor da EEEP Clemente Olintho Távora Arruda, Wagner Germano, avaliou que programas como o Alcance dão condições aos jovens cearenses de progredirem nos estudos, através de revisões e complementação de ensino, fortalecendo o conhecimento de todos. “Hoje o mundo acadêmico e do trabalho requerem do jovem um conhecimento mais aprofundado para que ele possa seguir uma carreira e aquilo que ele quer para a vida dele", disse.
Serviços de manicure e corte de cabelo são algumas das ações oferecidas à população do Maciço de Baturité durante a Assembleia Itinerante / Foto: Junior Pio
SERVIÇOS
A manhã do segundo dia da Assembleia Itinerante em Baturité contou ainda com serviços como o Caminhão do Cidadão, da Secretaria de Proteção Social do Ceará, além de stands sobre autocuidado, com aplicação de vacinas para menores de 15 anos, da Secretaria de Saúde do município; stand de saúde, com profissionais do Sesi aferindo pressão arterial e medição de glicemia; dos Bombeiros, expondo equipamentos; do Senac, com serviços de manicure e corte de cabelo, e da Sema, tratando de proteção animal e distribuição de mudas e oficina de reciclagem. Os stands receberam ainda 60 alunos do 3° ano do fundamental da Escola Monsenhor Manuel Cândido.