A Assembleia Legislativa realiza sessão solene, nesta sexta-feira (25/08), a partir das 9h, no Plenário 13 de Maio, para homenagear os 11 anos de existência da Oração da Madrugada no Brasil. A solenidade atende a requerimento do deputado Cláudio Pinho (PDT), subscrito pelos deputados Antônio Henrique (PDT) e Queiroz Filho (PDT).
O Ceará é o primeiro estado da federação a contar com uma legislação própria para celebrar o Dia Estadual da Oração da Madrugada, instituída através da lei 17.117, de 5 de dezembro de 2019. A referência cristã partiu da experiência da Coreia do Sul que encontrou por meio da oração a oportunidade de clamar pelo país, seus líderes e governantes, seus ministérios e suas vidas.
Em 1958, o pastor Yonggi Cho inspirou cristãos existentes na Coreia do Sul a levantarem na madrugada, e pontualmente, às 5h da manhã, para clamarem por mudança diante de difíceis momentos enfrentados durante o pós-guerra, quando os coreanos conviviam com a fome, desemprego, prostituição e violência.
Experiência coreana em solo brasileiro
Em 2012, o presidente da Igreja Seven Church em Fortaleza, reverendo Munguba Jr., foi conhecer as mudanças experimentadas pelo país com a Oração da Madrugada e, no retorno para o Brasil, implantou na Capital cearense, experimentando transformações e crescimento de vida na igreja, de seus discípulos e de suas famílias.
Além disso, os municípios de Caucaia, Paracuru, Tururu, Quixadá, Beberibe, Cascavel e Ubajara já aprovaram lei própria para instituir o dia 7 de setembro como dia Municipal da Oração da Madrugada.
Na justificativa do requerimento, o parlamentar destaca que pela instrumentalidade da Oração da Madrugada, em 20 anos a Coreia do Sul conseguiu transformar todas as favelas em comunidades produtivas. Em cinquenta anos, passou do quarto país mais pobre do mundo para a décima economia mundial.