terça-feira, 29 de agosto de 2023

PDT nacional irá judicializar disputa pelo mandato de Evandro Leitão, afirma Carlos Lupi


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) irá disputar judicialmente o mandato exercido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado estadual Evandro Leitão, que anunciou que irá pedir desfiliaçãoa. A informação foi confirmada pelo presidente nacional licenciado do partido, o ministro Carlos Lupi, na manhã desta terça-feira (29).

"Já estamos entrando com uma ação para coibir isso, porque fere o estatuto do partido", alegou Lupi ao Diário do Nordeste. A posição é a mesma defendida pelo presidente nacional interino da sigla, o deputado federal André Figueiredo, que já falou publicamente sobre o assunto. 

Segundo Figueiredo, a carta de anuência concedida pelo diretório estadual, comandado pelo senador Cid Gomes, é nula, uma vez que a ordenação trabalhista veta a manutenção dos mandatos de membros que saíram do quadro de filiados, seja de maneira voluntária ou não. 

“Não existe a possibilidade de haver uma carta de anuência sem a aquiescência da direção nacional”, ressaltou o deputado quando questionado sobre o assunto. 

'LIBERAÇÃO PARCIAL'

Com o nome ventilado há alguns meses como possível candidato para a Prefeitura de Fortaleza em 2024, Evandro Leitão teve a carta de anuência aprovada na última sexta-feira (25). 

Evandro, inclusive, chegou a receber convites para se filiar ao PT e ao PSB. A expectativa dos aliados era de que, com o passe do diretório estadual, ele pudesse mudar de partido sem perder o cargo de deputado estadual.

(Diário do Nordeste)

Últimas notícias