terça-feira, 15 de agosto de 2023

Ministro diz que evento no Ceará e em outro local foi a causa do apagão que atingiu o país


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (foto), afirmou nesta terça-feira (15) que o apagão que atingiu todas as regiões do país foi causado por um “evento” no estado do Ceará e talvez um outro, em local ainda não detectado pelas autoridades.

“Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS, minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões. Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no Norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não está detectado pelo ONS”, disse o ministro em entrevista coletiva.

Alexandre Silveira ainda não explicou o que exatamente causou o apagão. Apenas citou os dois “eventos”. “Os dados técnicos serão passados no momento adequado. Serão passados nas próximas 48 horas”, completou o ministro.

Todas as regiões estão com o sistema de energia restabelecido

Todas as regiões do país, incluindo as capitais já tiveram a energia restabelecida, de acordo com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A informação também foi compartilhada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A normalização ocorre 6 horas depois do início da interrupção de energia em grande parte do país.

A maior parte dos 16 mil megawatts (MW) que haviam sido interrompidos por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira (15) já foi restabelecida. De acordo com a ONS, ao todo foram recompostos 13,5 MW, até as 12h25.

“Informo que a situação do reestabelecimento de energia em todas as regiões do Brasil está 100% normalizada, desde às 14h49. Vale destacar que as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste foram restituídas cerca de 45 minutos após o incidente, pela manhã. As regiões Norte e Nordeste foram restauradas neste início de tarde. Determinei também que a ONS e ANEEL intensifiquem, agora, as ações para levantar as causas da interrupção do fornecimento de energia.”, informou Alexandre Silveira, na tarde desta terça-feira.

Ainda segundo a ONS, as regiões Norte e Nordeste são as que ainda não estão com toda a carga recomposta, com 55% e 81% respectivamente. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a carga foi recomposta integralmente, assim como em todas as capitais.

Segundo o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, a resposta do Ministério de Minas e Energia foi rápida e efetiva. “Eu fiquei sabendo logo em seguida, às 8h30 da manhã, e as providências foram tomadas rapidamente”, disse.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que estava no Paraguai em agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está retornando ao Brasil para acompanhar de perto, na sala de situação, a recomposição da carga de energia do país.

Alexandre Silveira vai detalhar o andamento da apuração sobre o problema e o trabalho de restabelecimento dos serviços, em entrevista marcada para a tarde desta terça-feira, no Ministério de Minas e Energia.

Últimas notícias