Uma "ocorrência de grande porte" foi a responsável pelo apagão que atingiu grande parte do Brasil na manhã desta terça-feira, 15. A falta de energia ocorreu em todas as regiões do País, começando aproximadamente às 8h30min.
Segundo comunicados emitidos por concessionárias de fornecimento de energia em vários estados, o Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela transmissão de eletricidade em todo o País, sofreu uma sobrecarga. O Esquema Nacional de Alívio de Carga (Erac), que bloqueia a transmissão para evitar maiores danos, foi acionado.
A informação sobre a "ocorrência de grande porte" foi fornecida pela Neoenergia, concessionária que atende 18 estados do País. A empresa afirmou que apenas o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por coordenar a distribuição de eletricidade do País, poderia pontuar as causas exatas da interrupção.
O Ministério de Minas e Energia (MME), com dados do ONS, emitiu nota sobre a ocorrência. Segundo o órgão, o problema começou às 8h31min, e ainda não se sabem as causas do apagão nacional.
O MME informou também que a eletricidade já começou a ser restabelecida. Dos 16 mil megawatts de carga cujo fornecimento foi interrompido, 6 mil já voltaram a atuar.
A Enel, concessionária do serviço elétrico no Ceará, também emitiu posicionamento sobre o assunto. A empresa pontuou que o Erac é ativado automaticamente "quando alguma ocorrência é identificada" no SIN, e que o fornecimento está sendo restabelecido conforme autorização do ONS.