A Associação Cearense de Imprensa (ACI) realiza, neste domingo (16/07), a partir das 9 horas, no terraço da entidade (Rua Floriano Peixoto, n.º 735), a segunda edição do Autógrafo Coletivo, momento de interação entre autores e leitores. Trinta e quatro escritores de diferentes faixas etárias e que escrevem gêneros distintos, como contos, poesias, ensaios, estudos acadêmicos, biografias e livros-reportagens confirmaram participação.
Eentre os livros disponíveis no evento, está “Companheiro Praiano”, da Editora Imeph, que chega à segunda edição, após ter sido lançado em 2014. A obra retrata parte significativa da vida pessoal e trajetória pública do deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE), sendo redigido em coautoria pelo parlamentar e pelos jornalistas Salomão de Castro e Paulo Verlaine.
Egresso do movimento estudantil e natural de Icapuí, então distrito de Aracati, no Litoral Leste, José Airton iniciou sua trajetória pública na década de 1980, inicialmente como vereador por Aracati (1982) e, posteriormente, se destacou na luta pela emancipação de Icapuí. Após alcançada a emancipação, foi o primeiro prefeito da cidade, eleito em 1985 e retornando ao cargo em 1993.
A partir da década de 1990, ampliou sua atuação para o plano estadual, tendo sido candidato a governador em 1998 e 2002. Na última ocasião, protagonizou a eleição mais disputada da história política do Ceará, quando, pela primeira vez, uma eleição estadual chegou ao segundo turno. No intervalo entre as disputas estaduais, foi eleito vereador por Fortaleza, em 2000, com a maior votação entre candidatos dos partidos de esquerda. A partir de 2006, foi eleito deputado federal, estando hoje no exercício do quinto mandato.
Sobre o livro
Dividido em três seções (que tratam da infância, adolescência e desafios iniciais na vida pública, o protagonismo na eleição de 2002 e a atuação em parte de seus mandatos como deputado federal), o livro conta ainda com registros fotográficos da trajetória do parlamentar, bem como de matérias jornalísticas referentes à sua trajetória.
Oito anos depois de lançado, “Companheiro Praiano” chega à segunda edição como documento histórico que ajuda a explicar o crescimento do PT no Ceará. Após a eleição de 2002, quando a campanha de José Airton se deu paralelamente à primeira vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o partido teve papel fundamental nas vitórias de Cid Gomes (PDT) para governador – em 2006 e 2010 – e, a partir de 2014, teve seus filiados no comando do Governo do Estado: Camilo Santana (eleito em 2014 e reeleito em 2018) e Elmano de Freitas (2022).
Organizado pelas diretorias de Biblioteca e Hemeroteca e de Atividades Sociais e Culturais da ACI, trata-se do mais importante evento da programação dos 98 anos da Associação. Para o curador e idealizador do projeto, jornalista e historiador Nilton Melo Almeida, “o Autógrafo Coletivo constitui opção aos eventos literários massificados e alternativa cultural para a cidade monotemática do domingo praieiro”.
Opiniões
“A verdade é que a história política de José Airton anda profundamente entrelaçada com a história política de sua região, daí porque ao retratar a vida do homem público, o livro de Paulo Verlaine e Salomão de Castro, por via oblíqua, retrata também a luta da esquecida região jaguaribana para sair do empobrecimento para o qual foi empurrada desde o alborecer do século passado, e encontrar a prosperidade que sua laboriosa e criativa população anseia e necessita” (Inocêncio Uchoa, juiz do Trabalho aposentado e advogado)
“A obra é assinada pelos jornalistas Paulo Verlaine e Salomão de Castro – ex-colegas de O POVO – e pelo próprio parlamentar. Para além dos oficialismos de uma biografia autorizada, a obra ganha temperos bem apimentados ao não evitar os muitos conflitos e polêmicas que envolvem o personagem”. (Érico Firmo, jornalista, no O Povo, em 22 de janeiro de 2014).
Serviço:
“Companheiro Praiano” (Editora Imeph, 2014, em segunda edição). Autores: José Airton Cirilo, Salomão de Castro e Paulo Verlaine. 322 páginas. Integra programação do Autógrafo Coletivo da Associação Cearense de Imprensa (ACI) neste domingo (16/07), às 9 horas, na sede da entidade (Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro).
Serviço
“Companheiro Praiano” (Editora Imeph, 2014, em segunda edição).
Autores: José Airton Cirilo, Salomão de Castro e Paulo Verlaine. 322 páginas. Integra programação do Autógrafo Coletivo da Associação Cearense de Imprensa (ACI) neste domingo (16/07), às 9 horas, na sede da entidade (Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro).