De acordo com o Índice de Desenvolvimento do CRAS (IDCRAS) e o Índice de Desenvolvimento do CREAS (IDCREAS), os 10 CRAS e o CREAS de Juazeiro do Norte alcançaram médias excelentes na última avaliação divulgada. Ambos os indicadores objetivam medir a qualidade dos serviços prestados nos equipamentos socioassistenciais e são divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Em relação ao IDCRAS, Juazeiro do Norte obteve a maior média de ID dos últimos cinco anos, com a pontuação de 3,93, em uma escala que vai até 5. Destacaram-se os CRAS Triângulo e CRAS Timbaúbas que obtiveram a nota máxima. Em seguida aparecem o CRAS Horto e o CRAS Campo Alegre, com nota 4,67.
O IDCREAS mostrou uma significativa evolução, também nos últimos cinco anos, onde apresentou nota 3, no ano de 2019, progredindo para a nota máxima 5, no ano de 2022.
A média do IDCRAS é feita a partir de três dimensões: estrutura física dos equipamentos, recursos humanos existentes e serviços e benefícios ofertados. O ID CRAS Municipal é representado pela média aritmética calculada a partir do somatório das notas alcançadas por cada um dos dez CRAS presentes no município.
No caso do ID CREAS Municipal, visto que o município possui apenas um CREAS, o indicador é calculado a partir da média aritmética simples dos níveis atingidos nas dimensões avaliadas.