Com a presença da comunidade escolar do Sítio Espinho, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, promoveu nessa quarta-feira, 19, a inauguração do novo prédio da Escola de Educação Infantil e Fundamental Maria Bernardino Machado.
A unidade escolar, que possui dois andares, dispõe de uma estrutura moderna e ampla, sendo composta por seis salas de aula, sala de professores, biblioteca, secretaria, laboratório de informática, sala de direção, cantina e banheiros com total acessibilidade. Todas as salas oferecem climatização. O espaço atende, atualmente, 142 estudantes, do Infantil II ao 9º ano.
A cerimônia de entrega do equipamento contou com a participação da fanfarra da Escola Senhor Callou e com a apresentação dos estudantes da escola inaugurada.
Bernardino Lucena, neto da homenageada que dá nome à escola, destacou a importância histórica do local que já contribuiu para a formação de tantas pessoas da comunidade e ressaltou o comprometimento da gestão municipal. “É a primeira vez que essa escola recebe um investimento desse porte, é um prédio novo, uma obra grandiosa que o Sítio Espinho merece, uma estrutura nunca vista”, pontuou.
O Prefeito Glêdson Bezerra destacou que, independentemente onde a escola está localizada, seja na Zona Rural ou urbana, todas recebem o mesmo zelo e cuidado. “É muito gratificante poder devolver à comunidade esse equipamento moderno, bonito, completamente novo, com a infraestrutura necessária que nossas crianças merecem para desenvolver suas atividades”, disse o prefeito.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, ressaltou que foram feitos diálogos com a comunidade, abordando a obra, o cronograma a ser seguido. “Quando chegamos aqui, em visita técnica, percebemos que, diante da situação em que o equipamento se encontrava, seria necessária a construção de um novo espaço, mais amplo e arejado, estruturado, do jeito que nossos estudantes merecem”, destacou.
Neuzete Martins Gomes, que estudou na unidade escolar durante os anos 90 e é moradora da comunidade, recorda que o local era bem pequeno, sem estrutura e que há muito tempo necessitava de um olhar. “ Não acreditávamos que teríamos esse prédio e vendo, assim, uma nova escola, é realmente um sonho realizado. Entrava e saía gestão e ninguém olhava pra essa escola, estamos realmente muito felizes”, destacou.
Também compareceram secretários municipais, os vereadores Rafael Cearense e Beto Primo, o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcondes Landim, além do núcleo gestor da escola.