terça-feira, 25 de julho de 2023

Ematerce participa de Missão Chinesa no Rio Grande do Norte sobre mecanização agrícola


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) participou, a convite da Emarter do Rio Grande do Norte, de uma missão técnica, com a presença de um grupo de pesquisadores de mecanização agrícola, com o objetivo de conhecer práticas aplicadas em propriedades da agricultura familiar nordestina. Outro interesse foi ampliar as relações tecnológicas, comerciais e de articulação sobre futuros intercâmbios técnicos.

A equipe da Ematerce foi composta por técnicos dos escritórios regionais do Baixo Jaguaribe (município de Limoeiro do Norte) e do Litoral Leste (município de Aracati): os agrônomos Abdias Monteiro e Anderson Mourão, e os técnicos em agropecuária Jocélio Cunha , Antônio Ewerton Almeida (LL) e Maria de Nazaré Torres (LL). Presente, também, o secretário de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (SDA), Pedro Neto.

Equipe técnica participante da missão

Mais de 20 instituições participaram da Missão, com uma média de 60 pessoas, entre representantes e convidados da Emater (RN e CE), UFRN, IFRN, BNB, Banco do Brasil, Agência de Pesquisa e Extensão Rural do Maranhão, prefeituras, Câmara de Vereadores, STTR de Apodi-RN e de municípios vizinhos; Assembleia Legislativa, cooperativas agrícolas, associações comunitárias e dezenas de agricultores. A missão chinesa está composta por seis pessoas, e um brasileiro, Luiz Zarref, coordenador da Boabab América Latina, entidade internacional que articula as possíveis parcerias da China com o Brasil, relativas à temática da mecanização agrícola para o público da agricultura familiar.


Visitas às propriedades

A comitiva foi coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Oliveira Lima, e pela deputada estadual, Isolda Dantas, que acompanharam o processo das cinco visitas realizadas, sendo três às unidades de produção agrícola e duas na sede do município, que aconteceram no centro de comercialização de produtos da agricultura familiar (naturais e orgânicos), na BUDEGA – uma extensão da COOFARN-Cooperativa da Agricultura Familiar do RN, e na COOPAPI, um entreposto de beneficiamento de mel e processamento de frutas.


Missão Chinesa em propriedade de agricultura familiar no Rio Grande do Norte

As visitas de campo ocorreram no Sítio Santa Rosa I (arroz irrigado), dos agricultores familiares Jean Carlos de Souza, conhecido como Jean de Zé de Pila, e na Santa Rosa II ( milho e feijão irrigados), de José Francisco de Morais, chamado de Galego, e a terceira no sítio Baixa Fechada (arroz irrigado) de Aldo Júnior.

Segundo Abdias Monteiro Filho, gerente regional do litoral leste da Ematerce, outros contatos de importância foram realizados como a ida ao escritório local da Emater -RN, sob a coordenação local de Eutikia Moraes e ao gestor regional Moacyr Januário, de Mossoró-RN, à sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi. que tem como presidente Agnaldo Fernandes. Houve, ainda, encontros com o prefeito de Apodi, Alan Silveira; o presidente da Agência de Pesquisa e Extensão Rural do Maranhão, Sandro Montenegro; o diretor técnico da EMATER-RN, Cícero Figueiredo; o presidente da COOPAPI, Reginaldo Câmara e técnicos da equipe de Comunicação da EMATER-RN.


Resultados

Para Abdias Monteiro Filho, representando a equipe da Ematerce na Missão Sino-Brasileira em Apodi, “os resultados positivos já foram sentidos durante o evento com as conversas e avaliações entre as ocorrências , proporcionando um relatório final, que teve alguns destaques.

Nas visitas de campo, foi observado que as culturas irrigadas (por inundação e gotejamento) poderiam ter o seu manejo melhorado (água, solo e planta), com o uso da mecanização agrícola, objetivando alcançar uma maior produtividade, em relação àquelas informadas pelos agricultores, e a obtenção de um melhor custo/benefício das atividades.

A expectativa dos agricultores visitados quanto à chegada das máquinas e equipamentos para fortalecer a mecanização das suas atividades é muito grande. Eles esperam muito dessa missão, haja vista que a escassez de mão de obra no campo.

A missão informou, na ocasião, que a apresentação das máquinas e equipamentos produzidos para a “realidade da nossa agricultura familiar”, ocorrerá no mês de outubro de 2023, novamente em Apodi.

E concluiu: “A propósito, achamos que, baseado nos depoimentos apresentados pelos vários atores do setor agrícola, por ocasião das visitas à BUDEGA, à COOPAPI e às propriedades rurais, o Rio Grande do Norte está bem avançado, em relação a alguns Estados nordestinos, no que diz respeito à transição agroecológica: legislação e certificação de produtos da agricultura familiar, inclusive, na produção de orgânicos e produção de semente crioulas (conservação da biodiversidade). Em outras palavras, podemos apresentar vantagens competitivas, quanto à exportação de produtos da agricultura familiar.”

Últimas notícias