O deputado estadual De Assis Diniz (PT), fez pronunciamento alertando que os criadores cearenses têm até esta terça-feira, 4 de julho, para declararem a vacinação do seu rebanho contra a Febre Aftosa.
A Febre Aftosa é uma doença de notificação obrigatória conforme o Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde e a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). “Até o último levantamento da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), responsável pela realização da Campanha de Vacinação, 88,46% de todo rebanho cearense foi vacinado e declarado a vacinação. A meta é vacinar acima de 90% de todo o rebanho cearense”, ressaltou o parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Pecuária e Pesca.
No Ceará, a Adagri - junto com outros parceiros - coordena o Plano Estratégico de Retirada da Vacinação da Febre Aftosa, elaborado pelo MAPA. Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido.
“É muito importante que os produtores cumpram esta exigência, de forma a atestar a sanidade e a qualidade da pecuária cearense para o Brasil e para o mundo”, explica De Assis Diniz.