O projeto de lei 3643/15 que declara o uso do "pau de arara" como uma manifestação da cultura nacional será sanconado pelo presidente Lula.
O texto é de autoria do deputado federal José Guimarães (PT), apresentado ainda em 2015, e foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal.
No texto, o parlamentar cearense destaca que que o pau de arara é um dos principais transportes nas romarias que ocorrem no interior do Ceará, mais precisamente em Juazeiro do Norte, principal cidade do Cariri, no Sul do Estado.
"Este modelo de transporte prevalece até hoje, sendo considerado parte do processo, envolvendo toda uma mística, uma vez que o percurso é permeado de cânticos eorações, num clima de preparação para as atividades na basílica", afirma.
O deputado diz ainda que esse tipo de veículo se consolidou como parte integrante da cultura nordestina, "notadamente para a realização das romarias a Juazeiro do Norte, no Ceará, e ao Bom Jesus da Lapa, na Bahia que, juntas, movimentam 4,3 milhões de pessoas ao ano".