A Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégico, e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizarão nesta quinta-feira, 13, às 10h, uma reunião virtual de sensibilização do projeto de empregabilidade e capacitação de Mulheres Rendeiras, por meio da plataforma Zoom.
O projeto é fruto de uma parceria entre a UECE e o poder legislativo estadual. O encontro contará com a participação dos prefeitos, primeiras-damas, secretários de educação, turismo e assistência social de 18 municípios dos Litorais Leste, Oeste e Norte.
O artesanato cearense movimenta uma economia de grande atividade no estado. O turismo atrelado à grande rede de artesãos gera emprego e renda para aqueles que trabalham diretamente e indiretamente no ramo, além de promover a imagem cultural do Ceará no mundo.
Segundo a secretária executiva do Conselho, Luiza Martins, a capacitação será ofertada para 720 alunas distribuídas em 18 turmas de 40 vagas e terá como público alvo mulheres que freequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA), as jovens consideradas nem-nem (as que não estudam e não trabalham) e as beneficiárias do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e do Programa de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos, de modo a criar oportunidade de formação profissional em artesanias para esses grupos.