O Ceará 2050, o SEBRAE e o Iracema Digital promoveram, na manhã desta quarta (28), o Café Im-Pacto do Fórum de Inovação. Com apresentação do jornalista Nazareno Albuquerque, o evento aconteceu no salão de reuniões do Hotel Praia Centro, e reuniu cerca de 150 líderes dos segmentos acadêmicos, poder público e iniciativa privada.
No início, subiram ao palco Ricardo Lieberman, do Instituto Iracema Digital; Herbert Lima, pelo SEBRAE; o engenheiro e empresário João Teixeira; e o economista Raimundo Padilha. Também presentes e citados pelos componentes da mesa, Eudoro Santana, um dos criadores do Fortaleza 2040 e do Ceará 2050, além do presido sistema Centec/CVT, Acrísio Sena. Pela plataforma Ceará 2050 participaram Lia Parente, Júlio Cavalcante e Expedito Parente Júnior. Célio Fernando, secretário-executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Governo do Ceará, e integrante da plataforma Ceará 2050, registrou presença de forma virtual.
No início do evento, Júlio Cavalcante saudou os participantes falando sobre a importância do alinhamento de ideias de diversos setores sociais, fundamentais para o desenvolvimento do Estado, inclusive para captação de investimentos. “O conhecimento, a conectividade e estas parceiras são ativos importantes para superar o cenário de desigualdades e preparar o Ceará para adoção de estratégias de planejamento a longo prazo, para estabelecer parâmetros de crescimento sustentável”, afirmou.
O mediador foi o professor Mauro Oliveira. Ele abriu os debates trazendo temas que foram debatidos por vários participantes, como constituição de um ecossistema de inovação e políticas públicas para o desenvolvimento deste ecossistema. Neste momento, Expedito Júnior falou sobre a importância de “garantir o acesso às tecnologias num Estado ainda tão desigual”. Em seguida, houve uma atividade de design thinking e uma apresentação teatral conduzida pelo ator e diretor Ricardo Guilherme.