Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará um Projeto de Indicação, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que sugere ao Governo do Estado o custeamento da energia elétrica dos pacientes atendidos pelo Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD).
"Atualmente, a administração estadual cede os equipamentos, pertencentes ao Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital Geral Waldemar de Alcântara, para atender domiciliarmente crianças e adultos que são contemplados pelo programa. Acontece que muitas famílias não conseguem custear o alto valor da energia, sem poder interromper o tratamento que é necessário para a manutenção da vida", explica Queiroz Filho.
Segundo o parlamentar, a maioria dos pacientes atendidos apresenta doenças neuromusculares progressivas e são acompanhados periodicamente, durante e após saírem do hospital, por pediatras, cirurgiões pediátricos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.
"O intuito é não apenas dar mais dignidade e tranquilidade financeira àqueles que são atendidos pelo programa, mas também trazer mais visibilidade a esse tema que, infelizmente, ainda é desconhecido de muitos da nossa sociedade", concluiu o autor do Projeto.