O deputado estadual Davi de Raimundão e o seu colega deputado Fernando Santana, e ainda o deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, estiveram no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Os dois acompanharam os prefeitos de Crato, José Ailton Brasil; e de Barbalha, Guilherme Saraiva numa comitiva que teve ainda o Secretário do Trabalho no Ceará, Vladyson Viana, e o representante da Secretaria de Relações Institucionais, Ilário Marques.
A reunião foi com o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, e a diretora socioambiental do banco, Tereza Campello. Ele foi simpático à ideia de fomentar a economia do Cariri por meio de financiamentos e até sugeriu parcerias ampliadas com o Banco do Nordeste. De acordo com Davi, Mercadante defendeu debate para escolher a melhor forma de atender as demandas econômicas de setores produtivos no Cariri a exemplo do comércio e indústria.
Nesse primeiro momento, o BNDES anunciou que vai montar um stand na ExpoCrato, agendada para o período de 9 a 16 de julho, cuja intenção é incentivar o financiamento de projetos voltados ao setor agropecuário. O presidente do BNDES prometeu enviar uma equipe ao Cariri a fim de avaliar o potencial econômico e definir de que maneira pode contribuir no desenvolvimento. Segundo Davi de Raimundão, o banco deverá ainda fomentar o microcrédito orientado a exemplo do que já faz o governo do estado em nome da geração de emprego e renda no Ceará.