Fortaleza e Ceará iniciam hoje neste sábado, 1°, a partir das 16 horas, no Castelão, a decisão que é aguardada desde a final do Campeonato Cearense do ano passado. Há mais que um simples título Estadual em jogo. A disputa é por hegemonia.
A busca por um pentacampeonato inédito na história do clube move o Tricolor, que se conquistá-lo se equipara à quantidade máxima de títulos locais consecutivos conquistados pelo maior rival e ainda o supera na quantidade geral de taça do Estadual — ambos possuem 45 troféus do Cearense.
O Alvinegro, por sua vez, quer manter o status que possui de único pentacampeão do Estado e, se desbancar o arquirrival, passa novamente à frente na contagem geral de títulos do 'Manjadinho', situação que elevaria a moral e daria credibilidade a uma diretoria de futebol renovada, que busca reerguer o time após uma queda de divisão no Campeonato Brasileiro.
Acrescente-se a isso o fato do Clássico-Rei de hoje ser o segundo consecutivo de uma série de três que será disputada em dez dias. A proximidade das partidas e a importância do que está em jogo fazem desse duelo, que já é importante por si só, mais especial.