Realizado, no último dia 30, na comunidade Bebida Nova, município do Crato, intercâmbio técnico entre agricultores do município de Altaneira, profissionais de Ater e da Secretaria de Agricultura, para observarem in loco o sistema produtivo dos agricultores e agricultoras da Feira de Produtos da Agricultura Familiar (FEPAF Crato). Na oportunidade o gerente da Ematerce, engenheiro agrônomo Antônio Porto, contextualizou o histórico da feira, enfatizando os aspectos agroecológicos de produção, dimensões da Agroecologia e abriu espaço para apresentação dos participantes.
O agricultor Ronaldo Góis fez uma explanação do seu sistema produtivo, destacando o processo agroecológico, como também da adequação da propriedade ao turismo rural. Foram mostradas todas as atividades desenvolvidas na propriedade, com a troca de saberes dos participantes e profissionais envolvidos.
O grupo que veio do município de Altaneira contou com a secretária de Agricultura, Leila Magnólia, do Agente de Ater da Ematerce de Altaneira, Henrique Paulo da Silva, do técnico em agropecuária, Joaquim Rodrigues da Silva Neto, além de uma comitiva constituída por agricultores e agricultoras do município. Houve a participação dos profissionais da Ematerce Crato: Maria José Ferreira Amorim extensionista social, Valnê Luna Ribeiro, engenheiro agrônomo, Antônio Porto, gerente Local, e dos assessores do Regional Cariri Central, Dalva Melo e Fernando Pablo. Na oportunidade, as extensionistas sociais Maria José e Dalva Melo enfatizaram a importância da segurança alimentar e nutricional dentro do processo de produção e chegada às feiras. O engenheiro Valnê Luna enfatizou a importância das práticas agropecuárias, notadamente a cobertura vegetal e a compostagem.
Na segunda visita, houve a troca de experiência entre os agricultores dos dois municípios, como também o histórico da implantação da horta dos jovens Ermesson e Erbesson, novos integrantes da FEPAF Crato. Neste sentido, foi mostrada a questão da sucessão familiar, pelo gerente local da Ematerce Crato, como também a importância da inclusão dos jovens no processo produtivo. Como encaminhamentos finais, ficou acertada uma nova visita dos participantes do município de Altaneira, com convite oficial para a participação do aniversário do sétimo ano de fundação da FEPAF Crato, dia 15 de abril, na Quadra Bicentenário.