A senadora da República, Augusta Brito (PT), participou, na noite desta segunda-feira (17), de uma reunião com o Ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, com o governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT) e com o senador, Cid Gomes (PDT), sobre energias renováveis e o Hidrogênio Verde.
Considerado um combustível limpo, o hidrogênio, em sua versão verde, pode ser obtido ao se utilizar energia renovável, como é o caso da energia eólica, da energia solar/fotovoltaica no processo de separação das moléculas de hidrogênio da molécula de oxigênio existentes na água. O Ceará conta com o terceiro maior parque gerador de energias renováveis do nordeste brasileiro e pode se tornar um grande produtor de hidrogênio verde.
Além disso, na pauta estavam a geração de emprego e renda advindos com a transição energética e o avanço tecnológico.
A senadora reafirmou o compromisso em acompanhar de perto o assunto: “Nós estamos atentas para aproveitar as oportunidades de instalação de novos parques e de usinas de hidrogênio verde no nosso estado. O porto de Pecém já conta com uma usina piloto. É uma energia limpa, que irá beneficiar o meio ambiente e o nosso povo”. O complexo de hidrogênio verde cearense estima uma capacidade futura de produção de aproximadamente um milhão de toneladas de H2 por ano.
Augusta cumpre nesta terça-feira agenda em Brasília com reuniões e audiências em Comissões do Senado e em outros ministérios.