Nesta quarta-feira (19), Dia do Povo Indígena, o deputado Fernando Santana destacou a história de luta e resistência desses povos no Brasil. Em suas redes sociais, o parlamentar celebrou a representatividade de Sônia Guajajara, ministra do seu povo, e destacou a criação da primeira Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará pelo governador Elmano.
"Comemoramos as conquistas! A luta continua. Sem nenhum indígena a menos!", escreveu o deputado, acompanhado de uma imagem de uma multidão de pessoas.
Fernando Santana também esteve presente na 2ª edição do Idace Debate, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará, que teve como tema "Os povos indígenas e quilombolas e a luta por terra e território no Ceará". Na ocasião, ele discutiu a importância das comunidades tradicionais e se colocou à disposição para contribuir com as reivindicações de políticas públicas dos povos indígenas e quilombolas do estado.
Além disso, o deputado também elogiou a educação brasileira, destacando o apoio do Ministério da Educação às medidas de proteção do ambiente escolar com repasses de R$ 3,115 bilhões. Ele parabenizou o ministro Camilo Santana e o presidente Lula pela atuação na reconstrução do país.
"A escola é lugar de aprendizado e de paz! Orgulhoso de ver a educação brasileira sendo priorizada e zelada!", escreveu o deputado em suas redes sociais.