Foto: Joanes Paulus |
Após o feriado da Semana Santa, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte retomou as sessões ordinárias nesta terça-feira (11). A plenária foi conduzida pelo 1º vice-presidente da Casa, vereador Raimundo Júnior (MDB). Ele assumiu a condução dos trabalhos em virtude da viagem do presidente Capitão Vieira Neto (PTB) a Brasília, onde cumpre agenda institucional.
Na Ordem do Dia, três matérias foram colocadas para discussão e votação. Uma delas dispõe sobre a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Aprovado por unanimidade, o projeto de lei é de autoria do vereador Raimundo Júnior.
De acordo com o autor, o documento terá validade de 5 anos e garantirá atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
A Câmara ainda aprovou outras duas matérias. A primeira trata-se do Projeto de Resolução nº 276/2023, do vereador Capitão Vieira, que cria a Medalha Presidenta Dra. Yanny Brena, a ser concedida em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”. A segunda, enviada pelo Executivo, regulamenta a instalação da tecnologia 5G em Juazeiro do Norte.
Vereadores apontam problemas na infraestrutura
A infraestrutura urbana voltou ao centro das discussões na Câmara de Juazeiro do Norte. No Grande Expediente, oito parlamentares abordaram o assunto, reverberando queixas da população, sobretudo acerca da situação das ruas e avenidas da cidade.
O vereador Ivanildo Rosendo (DC), por exemplo, trouxe imagens de crateras que se abriram em vias públicas de Juazeiro. O parlamentar cobrou à gestão municipal a realização de reparos urgentes nas vias afetadas pela ação das chuvas.
“Crateras abertas, algumas ruas sinalizadas por restos de televisão, pedaços de árvores. Eu estou mostrando o problema de Juazeiro, mas não estou vendo uma resposta”, lamentou o vereador.