sexta-feira, 24 de março de 2023

Fóssil raro de camarão palhaço é descoberto na Bacia do Araripe por pesquisadores da Urca

A Universidade Regional do Cariri (Urca), em parceria com o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e o Geopark Araripe, anunciou, nesta quinta-feira, 23, a descoberta de uma nova espécie, descrita a partir de fóssil raro de camarão palhaço encontrado na Bacia do Araripe

Fruto de alguns anos de pesquisa, o trabalho apresentado pelo grupo de pesquisadores foi realizado após ida a campo, especificamente em Trindade, na região Oeste de Pernambuco.

O camarão-palhaço viveu há cerca de 120 milhões de anos na área e foi preservado nas rochas da Formação Romualdo, local de grande importância para os estudos paleontológicos.

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Após a coleta do material, o fóssil raro de camarão palhaço foi levado à Urca para identificação e, em seguida, divulgação para a comunidade científica.

O reitor da Urca, Francisco do O' de Lima Júnior, pontuou durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta, 23, que a descoberta do fóssil raro de camarão palhaço não deve ser a última.

“É uma descoberta importantíssima e não é a primeira e nem será a última. É fundamental e educativo compartilharmos com a comunidade regional para valorizar todas as instituições e, acima de tudo, as pessoas e a história por trás dessa pesquisa”, afirmou.