Fortaleza integra a lista das 50 cidades mais violentas do mundo. É o que revela o ranking anual elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, com base em dados de 2022.
Antes, é preciso explicar a metodologia da pesquisa: a ONG contabilizou municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e localidades que formam um sistema urbano único. Assim versa:
“Mais uma faceta do estudo será tentar, em todos os casos em que for possível, incluem todos os municípios que compõem uma cidade e não apenas o município que costuma ser a capital de uma jurisdição subnacional (estado, ente federativo, província, etc.). Ou seja, buscamos conurbações, localidades que formam um sistema urbano único, claramente distinguível dos demais, independente das divisões geográfico-administrativas dos países.”
A Capital cearense registrou em 2022 o total de 1.678 homicídios. A base de cálculo é a taxa média de mortes por 100 mil habitantes. A taxa é de 42,63%. – Fortaleza tem 2,7 milhões, de acordo com o Censo 2021 do IBGE – com a RMF, sobe para 3,9 milhões de pessoas. O resultado deixou a cidade no 31º lugar do sombrio levantamento.
No ranking nacional, Mossoró (Rio Grande do Norte) fica na 11ª posição, totalizando 167 homicídios para uma população de 264.181 habitantes (taxa de 63,21%). Também do Nordeste, Salvador contabilizou 2.085 homicídios em 2022 e taxa de 56,68%.
Já no ranking global, as “cabeças” são cidades mexicanas: Colima, Zamora, Ciudad Obregón, Zacatecas, Tijuana, Celaya e Urupan. Uma também dos EUA figura na pesquisa: New Orleans.