O deputado Fernando Santana (PT)o nformou, durante a sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (23/02), sobre a entrega dos relatórios da Comissão Especial da Enel, instalada na Casa, ao diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo o parlamentar, o diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo, explicou que estava ciente dos problemas enfrentados no Estado e marcou uma audiência pública para início de março na Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). “Em Brasília, além de entregarmos esse relatório na Aneel, também fomos recebidos no Ministério de Minas e Energia, que reiterou a necessidade de explicações por parte da Enel Ceará”, assinalou.
Fernando Santana afirmou que a Enel presta um péssimo serviço à população cearense. “Toda cidade do Estado tem obra para ser inaugurada esperando pela Enel. Não justifica esse péssimo atendimento. O lucro deles é imenso. Não justifica a falta de investimentos e o atendimento ruim”, frisou.
Por unanimidade, segundo o deputado, os parlamentares da Casa confirmaram o péssimo atendimento da Enel. “Esta Casa se unificou nesse debate. Estamos falando o que o povo acha e, com certeza, é necessário que uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) possa investigar mais a fundo os desmandos que acontecem na Enel”, disse. O parlamentar agradeceu ainda o apoio da senadora Augusta Brito (PT) que, em Brasília, reverbera as cobranças por melhorias da Enel no Ceará.
Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PP) ressaltou a importância da entrega dos relatórios e de debates amplos, para encontrar uma solução para os problemas da Enel.
O deputado Marcos Sobreira (PDT) explicou a necessidade de uma CPI para investigar a concessão dos serviços da Enel no Estado. A deputada Dra. Silvana (PL) também assinalou a necessidade uma solução imediata para o Ceará.
Já o deputado Guilherme Landim (PDT) salientou que a agência reguladora, muitas vezes, parece querer proteger a Enel. Os deputados Lucinildo Frota (PMN) e Sérgio Aguiar (PDT) reclamaram ainda de problemas sérios causados pela Enel nos municípios do interior do Estado.