Entre os dias 06 e 08 de março, o projeto Defensoria em Movimento estará na Praça da Sé, no Crato. As ações, que integram as programações dos movimentos sociais e do Governo do Estado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, leva de forma itinerante os serviços da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) até a população, por meio de uma carreta.
Conforme informado, os atendimentos desta edição serão exclusivos para o público feminino. Durante os dois primeiros dias (6 e 7 de março), o público de mulheres será recebido de 13h às 17h para realizar agendamentos e receber as primeiras orientações sobre a documentação necessária para dar entrada nas ações. Já no dia 8 de março, Dia da Mulher, defensores e defensoras farão atendimentos entre as 9h e 12h.
“Vamos atender todas as demandas de mulheres que surgirem pra gente aqui na ocasião, mas enfocamos que ter a presença dessa estrutura aqui, durante essa data, é fundamental, porque os índices de violência doméstica da região são altíssimos”, afirma a defensora pública e supervisora do Núcleo da Defensoria em Juazeiro do Norte, Jannayna Nobre. Ela acompanha casos de violência contra a mulher em sua atuação na Casa da Mulher Cearense, no município.
Como exemplo, ela cita que, no Carnaval, nas audiências de custódia, houve predominantemente situações de violência doméstica. “Então, é muito significativo fazer esse movimento para que as mulheres busquem ajuda e tenham conhecimento dos seus direitos“, destaca.
Segundo a DPCE, a Defensoria em Movimento tem estrutura completa para o atendimento com mais de 22 metros de comprimento e capacidade de fazer até 18 atendimentos simultâneos. A carreta foi adquirida pela atual gestão da DPCE e é a primeira vez que essa estrutura viaja para atendimento no interior do Ceará. Em fevereiro, o equipamento esteve no bairro Henrique Jorge, na capital, e realizou mais de 200 atendimentos.
Com informações do DPCE