segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Ceará inicia aplicação da vacina bivalente contra covid-19


Os 184 municípios cearenses iniciaram, na manhã desta segunda-feira (27), a aplicação da vacina bivalente Pfizer/Comirnaty no reforço à imunização da população contra a covid-19. A ação acontece dentro do cronograma do Programa Nacional de Imunização (PNI) de 2023, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), do Governo Federal.

Em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas, acompanhado do prefeito José Sarto e outras autoridades, esteve presente no Posto de Saúde (UAPS) César Cals de Oliveira Filho, no Planalto Pici, um dos pontos de vacinação na Capital. O gestor estadual defendeu a importância de a população manter o esquema vacinal atualizado.

“Nós estamos muito animados com a receptividade da população no que diz respeito ao movimento nacional de vacinação. É muito bom ter o Zé Gotinha voltando a ser visto pela nossa população. Nós temos que estar juntos, Prefeitura e Governo do Estado, em prol da sociedade para mobilizar. A vacina foi o que permitiu termos hoje essa tranquilidade (no cenário epidemiológico)”, afirmou o governador.

Próximas fases

Na sequência, a campanha vacinará pessoas de 60 a 69 anos. Na fase 3, o público-alvo será composto por gestantes e puérperas. Depois, serão vacinados profissionais da Saúde. Na última fase desta etapa, estão pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Metas e Doses

O objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários em cada uma das cinco fases. No Ceará, a vacinação será realizada nos postos de saúde dos 184 municípios, sob recomendações da Sesa e do Ministério da Saúde. Para a primeira fase, o estado receberá o total de 729.480 doses da bivalente, que contém uma mistura de cepas do coronavírus. Desse total, 259.200 doses já foram recebidas pelo Estado.

Últimas notícias