O vereador de Caucaia Weibe Tapeba (PT) foi nomeado Secretário Especial da Saúde Indígena (Sesai) da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O primeiro indígena a assumir a pasta participará do processo de reformulação da secretaria, responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, mas deixada de lado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O comunicado foi realizado pela ministra da Saúde Nísia Trindade. O nome do parlamentar compôs a lista tríplice enviada ao presidente Lula para ocupar o Ministério dos Povos Indígenas. A pasta, porém, ficou com Sonia Guajajara (Psol).
O secretário é militante de movimento social e possui bacharel em Direito. Weibe coordenou a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e compõe o departamento jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo (APOINME). Ele também integrou o Conselho Nacional de Políticas Indigenistas (CNPI).
(O Povo)