O senador eleito Camilo Santana (PT) aceitou o convite feito pelo presidente Lula (PT), na última segunda-feira (12), para assumir o Ministério da Educação (MEC). Camilo e Lula devem realizar uma nova reunião em breve para bater o martelo sobre o tema. As informações foram divulgadas pelo portal Valor Econômico, nesta quinta-feira (15).
Com Camilo Santana à frente do MEC, Izolda Cela será nomeada para a secretaria-executiva do Ministério da Educação. A governadora do Ceará era o nome defendido por Camilo para assumir a pasta. Porém, o nome da governadora do Ceará sofreu resistência no PT. A bancada petista chegou a se mobilizar para tentar emplacar o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes.
Lula chegou a cogitar dividir o Ministério da Educação em dois para dar fim ao impasse. Porém, após uma repercussão negativa, o presidente eleito voltou atrás na decisão.
Na última segunda, mesmo dia em que foi diplomado como presidente da República, Lula fez o convite à Camilo Santana para assumir o MEC, mas o martelo não havia sido batido. No entanto, na oportunidade, o senador eleito disse que estaria pronto para cumprir missões delegadas por Lula. Atualmente, Camilo integra o grupo técnico de transição na área de Desenvolvimento Regional.