sábado, 10 de dezembro de 2022

Lula anuncia Haddad na Fazenda, Múcio na Defesa e Dino na Justiça


O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, na manhã desta 6ª feira (9.dez), o nome de cinco nomes de ministros que estarão na próxima gestão. O petista apresentou os nomes futuros comandantes das pastas no auditório do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o gabinete da transição.

Lula divulgou o nome do ex-ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, para o ministério da Defesa. Múcio foi ministro-chefe da secretaria de Relações Institucionais, no segundo mandato de Lula, e tem bom trânsito entre militares.

O ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT-SP), estará no ministério da Fazenda. Haddad é um dos homens de confiança de Lula. Ele já foi professor e já foi candidato à presidência da República pelo PT em 2018. Nas eleições deste ano, disputou o governo de São Paulo, mas foi derrotado.

Para a Casa Civil, o futuro presidente anunciou o nome atual governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA). Como noticiou o SBT News, o presidente eleito oficializou o convite na última 3ª feira (6.dez), no hotel onde o petista está hospedado em Brasília. Rui Costa governou a Bahia por 8 anos e tem como padrinho político o senador Jacques Wagner (PT-BA), grande aliado de Lula. O futuro ministro da Casa Civil deixou um sucessor na Bahia, o então secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, que foi eleito governador do estado.

O ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino comandará a pasta de Justiça e Segurança Pública. Dino já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur.

O futuro ministro está liderando o Grupo Técnico de Justiça e Segurança da transição. Ele já fez importantes anúncios sobre medidas que a pasta deve tomar no ano que vem, como a questão da revogação dos decretos que facilitaram a compra de armas no país.

Últimas notícias