Foto: Jr. Panela/Divulgação |
Reunindo 40 turmas dos cursos de Aprendizagem Comercial do Senac Ceará, o projeto Aprendizes em Ação arrecadou quatro toneladas de alimentos que estão sendo encaminhados para o programa Mesa Brasil Sesc, de combate à insegurança alimentar. O encerramento do projeto acontece nessa segunda-feira, dia 19, nos turnos da manhã e da tarde, com a presença do diretor de Educação Profissional do Senac/CE, Gustavo Guimarães.
O projeto, realizado anualmente, tem como objetivo promover conhecimento, informação, interação, colaboração, trabalho em equipe, empatia com as causas sociais e os movimentos artísticos. Esse ano, participaram 1200 alunos, com idade entre 14 e 24 anos, dos cursos de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos, Supermercado, Vendas, Postos de Combustíveis, Logística e Comércio.
O Senac Centro realizou uma Gincana Solidária para arrecadação de alimentos, em que os jovens foram protagonistas de todo o processo mediado pela equipe pedagógica da instituição. A gincana também envolveu o tema da Copa do Mundo, na qual todos os grupos representaram países participantes dessa edição do campeonato. “Os alunos realizaram diversas tarefas, incluindo a campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis, na qual os jovens tiveram a oportunidade de envolver os familiares, suas comunidades e as empresas onde atuam”, explica a supervisora pedagógica da unidade, Dane Gomes.
Para viabilizar as doações, eles organizaram bazar, lanche solidário, jogos interativos e esportivos, sempre utilizando a troca como base. Por exemplo, no bazar social, cada peça de roupa foi trocada por um quilo de alimento. As turmas do Programa de Aprendizagem das unidades de Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato e Quixadá também atuaram para apoiar o programa Mesa Brasil e realizaram diversas atividades para arrecadação de alimentos.
“Além de sensibilizar os Jovens Aprendizes para o exercício da cidadania, aproximando nossos alunos de situações reais que proporcionam reflexões sobre seu papel na sociedade e o desenvolvimento do protagonismo juvenil, da atitude colaborativa e criatividade, importantes marcas formativas previstas na organização curricular dos cursos de Aprendizagem Comercial do Senac”, afirma o diretor de Educação Profissional da instituição.