Desde a pandemia, os proprietários de veículo têm se deparado com uma realidade de aumento no valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) ano após ano. Em 2023, o aumento médio do imposto será de 8,93%, conforme divulgado pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) nesta quinta-feira (22).
Considerando os carros mais vendidos no estado, a alta pode chegar a até 14%. Há modelos também que tiveram queda em relação ao valor do ano passado, fenômeno que reflete uma volta da normalidade em relação à desvalorização de carros seminovos com o tempo.
Dentre a lista, o modelo com maior aumento entre o IPVA 2022 e 2023 foi o Onix, que é o carro mais vendido do estado neste ano. Em contraponto, o Onix Plus, segundo do ranking dos mais vendidos, teve redução de 6% no valor do imposto.
O levantamento feito pelo Diário do Nordeste considera os 10 carros mais vendidos no estado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A comparação foi feita entre veículos de 2021, considerados como novos para o IPVA 2022 e seminovos neste ano.
O reajuste no valor pago pelos proprietários de veículos se dá devido à inflação sobre o preço dos seminovos, fenômeno que se deu após a pandemia devido ao fechamento de fábricas e falta de peças. Não houve aumento na alíquota do imposto, que segue sendo entre 1% e 3,5%.
TABELA DE VALORES
Confira a tabela de valores do IPVA 2022 neste link e saiba quanto vai pagar.
Neste ano, o mercado de veículos sofreu um fenômeno inflacionário atípico, provocado pela escassez de insumos e pela desvalorização do real ante o dólar, entre outros fatores.
Até mesmo os preços de carros usados subiram acentuadamente, em muitos casos acima de 20%, quando o natural é haver desvalorização.
Isso acabou por impactar o imposto, que tem como um dos componentes o próprio valor do carro na tabela Fipe.
Em 2022, cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados. O Estado deve arrecadar R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.
(SVM)