O deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) apresentou, na Assembleia Legislativa, proposição que reconhece o município de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, como a Capital da Cachaça do Ceará. “Trata-se do Projeto de Lei 362/2022, que vem para fazer um justo reconhecimento de uma tradição centenária da cidade que é o berço da cachaça cearense, Viçosa do Ceará”, explicou o parlamentar.
O município é, hoje, o mais importante polo de produção de cachaça e aguardente de alambique do Ceará, com uma tradição que vem atravessando gerações, desde o século XIX, segundo os próprios produtores da região. Além disso, a qualidade da cachaça produzida em Viçosa já foi atestada e premiada em diversas competições nacionais e internacionais. Em março deste ano, o Ceará foi destaque em uma competição internacional, realizada em Londres, onde duas cachaças viçosenses receberam a primeira e a segunda colocação como as melhores cachaças do mundo.
“Eu peço aos meus pares que nossa cachaça não seja só reconhecida no exterior, mas também em nosso próprio estado. Não há dúvidas que Viçosa merece o titulo de Capital da Cachaça do Ceará. É importante que façamos o reconhecimento desta tradição e lutemos pela valorização desse mercado tão importante, que favorece o turismo da região e impulsiona a economia cearense como um todo”, destacou Danniel Oliveira.