Presidente da comissão especial que avalia o contrato da empresa Enel, o deputado Fernando Santana (PT) afirmou ao Blog do Edison Silva que em até 20 dias o colegiado deve apresentar um relatório à Mesa Diretora e Governo do Estado sobre eventuais irregularidades cometidas pela operadora de energia no Ceará. O parlamentar afirmou ainda que existe uma possibilidade considerável de se abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços de energia prestados à população cearense.
Na semana passada, a pedido dos provedores de Internet, Santana convocou representantes da empresa para dialogar sobre cobranças que seriam feitas a essas empresas pela Enel, a partir do dia 30 de novembro, o que feriria um acordo entre as partes. Depois do encontro, a operadora se comprometeu apresentar uma resposta ao parlamentar, o que ainda não foi feito. De acordo com ele, o prazo máximo de um feedback será a próxima sexta-feira (18).
“Os provedores da Internet me procuraram porque não tiveram avanço nas negociações. Eles enviaram email para os provedores informando que iriam começar a cobrança a partir do dia 30 e ameaçaram de suspensão de serviços”, apontou o petista. Segundo ele, os serviços da empresa “não prestam, são de péssima qualidade para os consumidores. Além de pagarmos uma taxa muito alta, agora eles querem taxar até quatro vezes mais. Isso pode gerar, inclusive, desemprego”, afirmou.
CPI
Segundo ele, cabe aos deputados unir forças, parlar e procurar os direitos dos cidadãos cearenses, nem que seja através de medidas judiciais”. Vamos esperar a resposta da Enel. Se não for positiva, vamos buscar mecanismos jurídiocs. Estamos às portas de uma CPI aqui contra a Enel, por tudo o que estamos ouvindo deles. Eu digo que para se criar uma CPI precisamos de elementos técnicos e jurídicos e estamos absorvendo esses elementos”, apontou.
Ainda de acordo com Fernando Santana, a comissão especial instalada na Casa deve apresentar, em no máximo, 20 dias, um relatório sobre o funcionamento da empresa e a relação de suas atividades com o contrato junto ao Governo do Estado. O relator da matéria é o deputado Guilherme Landim (PDT), que após a apresentação do documento, encaminhará o relatório para que a Casa e o Governo do Estado tomem providências.
Blog do Edison Silva