Projeto de lei de autoria do deputado Audic Mota (MDB) institui o “Programa de Saúde Animal da Família”, com a finalidade de promover a assistência financeira do Estado aos municípios interessados em incluir médicos veterinários nas equipes multidisciplinares que compõem o Núcleo de Saúde da Família.
O parlamentar justifica que o médico veterinário, mediante seus conhecimentos específicos, está apto a garantir saúde da população animal, com reflexos diretos nas condições ambientais, difusão de informações e promoção da saúde humana.
“Não temos dúvidas de que, ao integrarmos a saúde da família a dos animais, as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde serão muito mais efetivas”, reforça Audic Mota.
O médico veterinário pode atuar de forma multidisciplinar em atividades conjuntas tais como a clínica, em diagnósticos, na inspeção e supervisão de animais e na área da pesquisa, bem como em ações de educação em saúde. “Assim, a sua participação é de suma importância para a consolidação da saúde e melhoria dos serviços públicos disponibilizados à população”, acrescenta o deputado.