domingo, 2 de outubro de 2022

Nove estados podem eleger govenador já no primeiro turno

Nove Estados têm grandes chances de terminar, neste domingo (2), a disputa aos governos locais já no primeiro turno, conforme pesquisas do Ipec (ex-Ibope) divulgadas entre sexta-feira e sábado, considerando os votos válidos: Acre, Amapá, Pará, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná. Em seis outros – Rio, Minas, Bahia, Maranhão, Piauí e Roraima – a disputa será voto a voto para definir se haverá uma segunda votação.

No Paraná, Ratinho Junior (PSD) deve se reeleger com 62% dos votos válidos. No Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (União Brasil) também deve ter mais um mandato com 73% dos votos. Já no Amapá, o ex-prefeito de Macapá Clécio Luís (Solidariedade) tem chances de vencer com 57% dos votos válidos.

Renato Casagrande (PSB) deve se reeleger ao governo do Espírito Santo na primeira rodada, com 59% da votação. Ele disputa pela quinta vez o cargo. Ganhou em 2010 e em 2018. Manato (PL) é o segundo colocado, com 25%. No Pará, o maior colégio eleitoral da Região Norte do País, Helder Barbalho (MDB) deve ter mais um mandato com 76% dos votos.

Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) poderá ter mais quatro anos, com 56% dos votos válidos. Caiado foi senador e deputado federal por cinco mandatos. E, no Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) tem grandes chances de se reeleger no primeiro turno, com 61%. Wanderlei Barbosa (Republicanos) lidera a disputa com 56% dos votos válidos no Tocantins e deve se reeleger. No Acre, candidato à reeleição, Gladson Cameli (Progressistas) também deve ter outro mandato, com 53%.

Últimas notícias