Eleito para o seu quarto mandato como deputado federal pelo Ceará, o presidente do MDB no estado, Eunício Oliveira (foto), recebeu votos em todos os municípios cearenses, no pleito do último dia 2 de outubro. Ele retorna à Câmara dos Deputados na próxima legislatura após passar oito anos no Senado Federal e comandar o Congresso Nacional em 2017, 2018 e janeiro de 2019.
Eunício esteve entre os mais votados candidatos a deputado federal em várias cidades. Itapipoca foi onde recebeu a maior votação nominal por município, um total 21.012 votos, com o apoio do prefeito Felipe Pinheiro. Em seguida, Viçosa do Ceará deu a Eunício 14.729 votos, por enxergar nele o representante do legado político do ex-prefeito Zé Firmino, falecido em julho passado.
Iguatu, com 8.864 votos, Caucaia, com 8.699, e Mombaça, com 8.465, fecham os cinco municípios que mais deram votos a Eunício. Nessas localidades, ele recebeu respectivamente o apoio de lideranças locais como o deputado estadual Agenor Neto, o prefeito Vitor Valim e o prefeito Orlando Filho.
Outros os destaques para a votação de Eunício ficaram para a Capital, onde recebeu 7.827 votos, Acopiara, com 7.723 votos, onde recebeu o apoio do prefeito Antônio Almeida, e Horizonte, que deu a ele 5.871 votos. Nesta, teve a candidatura apoiada pelo prefeito Nezinho Farias. Lavras da Mangabeira, cidade natal do emedebista, deu a ele 4.848 votos.
Eunício celebrou a capilaridade de sua votação, enaltecendo o fato como uma retribuição da confiança da população pelo trabalho desenvolvido em defesa dos municípios, especialmente quando presidiu o Congresso Nacional e liberou recursos para todas as cidades cearenses.
“Recebo essa em votação com muita alegria, mas também com bastante responsabilidade. Foi a forma que a população teve de reconhecer nosso esforço em favor o estado e mostrar confiança de que seguiremos trabalhando forte. Posso garantir ao povo cearense todo o empenho necessário para avançarmos cada vez mais”, declarou Eunício.