A criação da ZPE no Cariri, proposta de Elmano governador, candidato da coligação Ceará Cada Vez Mais Forte, tem capacidade de potencializar a competitividade das indústrias da região e de ainda atrair novos investimentos para os negócios desenvolvidos nos 29 municípios que a compõem.
O estado do Ceará já tem uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada em São Gonçalo do Amarante, e que é ligada diretamente com o Porto do Pecém. Em funcionamento há quase 10 anos, é um importante instrumento para promover o crescimento e fortalecer a economia do Ceará e do Brasil, em consonância com as melhores práticas internacionais. Ela é a 1ª ZPE a entrar em operação em território nacional.
A ZPE Ceará já movimentou mais de 64 milhões de toneladas de cargas em sua história. A free trade zone cearense tem localização estratégica, uma vez que a sua Área de Despacho Aduaneiro (ADA) fica a apenas 6 km de distância do Porto do Pecém e a menos de 60 km da capital cearense, assim como a aproximadamente 56 km do Aeroporto Internacional de Fortaleza.
"No Cariri, quero fazer uma negociação com o presidente Lula para colocarmos o que nós estamos chamando de um Porto Seco, que é uma área onde nós vamos aproveitar a Transnordestina para fazer o Distrito Industrial, atrair investimento porque nós teremos aqui uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Cariri. Vamos aproveitar que já estamos fazendo a duplicação de Missão Velha até a BR-116, além da Transnordestina, para assim criar uma infraestrutura necessária para atração de investidores, para gerar emprego, renda e oportunidades para o nosso povo", explicou Elmano governador.
As empresas que se instalam em uma ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais. Além disso, esses empreendimentos contam com segurança jurídica e procedimentos burocráticos simplificados.
A proposta da 2ª ZPE no Estado, feita no plano de governo de Elmano Freitas está conectada ao modal ferroviário da Transnordestina, que passará por 81 municípios nordestinos e está em obras (a previsão de entrega total é dezembro de 2025), e de olho no potencial da região do Cariri. Isso será possível com a constituição da logística de um “porto seco”, que é uma Estação Aduaneira do Interior, ou seja, uma zona com volume intenso de cargas a serem comercializadas e fora dos portos principais.
Lá, será possível ter sistemas de armazenamento e movimentação de carga a menor custo e, no caso do Cariri, estará conectada com dois portos estratégicos no Nordeste: Pecém (CE) e Suape (PE). Isso reforçará a atração de novos investimentos, consolidando a posição do Cariri como polo regional. A partir daí, a demanda aumentará a produtividade, gerando novos empregos e inserindo o Cariri na economia global.