quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Debate do Grupo Otimista com candidatos a governador tem discussão de propostas e trocas de acusações


Foi realizado na noite desta terça-feira, 6, o debate promovido pelo Grupo Otimista com candidatos a governador do Ceará. Participaram da troca de ideias os principais candidatos ao Governo do Estado: Capitão Wagner (União Brasil), Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT).

O evento foi transmitido pela TV Otimista, além do portal O Otimista, Youtube e no Instagram.

Temas como educação, moradia, mobilidade urbana, segurança pública e corrupção foram abordados em quase duas horas de embate de ideias. Abaixo está registrado o que de mais relevante foi debatido durante o evento.

20h: Começa o debate na TV Otimista. A apresentação e mediação é de Paulo César Norões.

20h6min: A primeira pergunta é feita por Roberto Cláudio (PDT) para Capitão Wagner e o tema é meio-ambiente.

20h7min: Wagner afirma que municípios cearenses enfrentam dificuldades na questão de aterros sanitários e rede pública de esgoto. Ele diz que o Governo do Ceará precisa apoiar os municípios no tema. Ainda defende a geração de energia solar e culpa a tributação, segundo ele, excessiva, como culpada pelo Ceará não se destacar mais na geração de energia limpa.

20h10min:RC usa a réplica para fazer defesa de suas propostas para o saneamento básico. Ele defende que investir nessa área significa economizar com saúde pública.

20h11min: Capitão Wagner alfineta RC e diz que o grupo político dele teve 16 anos de governo para resolver o problema e não colocou em prática.

20h13min: Elmano é perguntado sobre cultura. O petista ignora o tema e volta a falar de saneamento básico, tema do embate anterior. Elmano defende que governo Camilo foi o primeiro a fazer concurso público para servidores na área da cultura.

20h16min:Wagner diz que os artistas cearenses não possuem as chances mencionadas por Elmano e cita o que chama de situação difícil do Dragão do Mar. Ele ainda promete investir pelo menos 1% do orçamento na cultura.

20h18min: pela primeira vez no debate Elmano atrela a figura de Wagner ao presidente Jair Bolsonaro. Aproveita para se colocar como sucessor de Izolda Cela e Camilo Santana e representante de Lula no Ceará.

20h20min: RC defende políticas públicas de geração de empregos com pelo menos 600 mil vagas de trabalho. Ele defende usar obras públicas para alavancar a criação dessas vagas.

20h22min: Elmano critica Roberto Cláudio por fala onde o pedetista aponta lentidão nas obras do Anel Viário. Diz que os trabalhos eram atrapalhados pelo Governo Federal e tenta atrelar mais uma vez a imagem de Wagner a de Bolsonaro.

20h24min: RC responde dizendo que Elmano que usa Camilo e Izolda para se apresentar, diz que ele não tem ideias e visão de futuro. Em seguida ele cita uma série de medidas que segundo ele vão desburocratizar a economia cearense.

Fim do primeiro bloco: resumo

Elmano usou as figuras de Lula, Camilo e Izolda como credenciais, tentou atrelar a imagem de Capitão Wagner a Bolsonaro e defendeu Camilo de críticas de Roberto Cláudio. O pedetista foi mais agressivo, indo direto no que considera falhas do governo Camilo Santana(PT). Aproveitou para se vender como o nome mais qualificado para governar o Ceará e apresentou propostas nas áreas de cultura e economia. Menos acionado que os demais, Wagner defendeu investimentos na cultura como forma de alavancar a economia cearense, criticou o que considera descaso dos governos passados no tema e versou sobre meio ambiente.

Segundo bloco:

20h31min: RC responde pergunta sobre segurança pública. Ele diz que as propostas de Wagner de fazer convênios com entidades estrangeiras, como o FBI, é solução mirabolante e que não tem base legal. Ele diz que vai melhorar as condições de trabalho dos policiais e ativar um hospital exclusivo para a categoria.

20h33min: Wagner alfineta RC dizendo que não vai chamar o Batman para resolver a questão da segurança, muito menos o Pinguim, numa referência ao apelido dado ao pedetista de forma irônica (sic). Ele diz que a proposta é trazer um consultor de segurança. Ainda diz que Roberto Cláudio até pouco tempo defendia a segurança pública do governo Camilo Santana.

20h37min: RC fala de decisão do TRE-CE que determina o não envio de recursos para prefeituras até  que o segundo turno acabe. O pedetista classifica o episódio como grave tentativa de comprar apoio.

20h39min: Elmano afirma que Roberto Cláudio está perturbado pela falta de apoios e cita que Cid e Ivo Gomes, que o apoiaram na eleição para prefeito de Fortaleza em 2012, agora não dão o mesmo apoio.

20h40min: RC volta a falar da denúncia e diz que Elmano pode perder o direito de se candidatar. A decisão do TRE, porém, não prevê esse desdobramento, que era um pedido da denúncia apresentada pela coligação do pedetista.

20h43min: Wagner lembra que o Ceará foi o estado que mais perdeu vidas durante a pandemia de covid-19, segundo os dados apresentados por ele. Ele critica a desapropriação feita no prédio que viria a ser o hospital de referência contra a covid, Leonardo da Vinci, que segundo ele, o processo não respeitou os valores de mercado do imóvel.

20h46min: Elmano defende a desapropriação e diz que peritos avalisaram o processo. Ainda critica a falta de combatividade de Wagner em relação às medidas do presidente Jair Bolsonaro que pregou contra o isolamento social.

20h48min: Wagner aponta que Elmano e RC trocam acusações sobre propagação de fake news.

Resumo do segundo bloco:

Segundo bloco foi bem mais acirrado. Clima especialmente tenso entre Elmano e Roberto Cláudio. Poucas propostas e muitas acusações, incluindo a de compra de apoio político com dinheiro público. Wagner aproveitou para atacar ambos, tentando mostrar as incoerências dos oponentes que até dois meses atrás eram aliados de Camilo Santana.

20h54min: Terceiro bloco começa com Roberto Cláudio usando direito de resposta após seu irmão ser citado como membro de esquema de desvio de verbas da Prefeitura de Fortaleza. A provocação foi feita por Capitão Wagner, que atribuiu a acusação a Elmano de Freitas.

20h57min: Wagner versa sobre o tema onde se sente mais à vontade: segurança pública. Ele relembra casos recentes de violência no Ceará e fala de viagens que fez ao Exterior em busca de experiências.

20h59min: RC afirma que Wagner defende a liberação do porte de armas de forma generalizada e diz que isso vai piorar os índices de violência. Defende ainda medidas específicas para proteger as mulheres da violência.

21h3min: Elmano responde Capitão Wagner sobre cultura e outros temas correlatos. Em seguida, fala de medidas do governo Camilo Santana para minimizar as desigualdades sociais.

21h5min:Wagner critica projeto do Acquario Ceará e diz que dinheiro público foi desperdiçado na empreitada.  Ele diz que vai aproveitar o projeto para criar um hub tecnológico.

21h7min: O petista Elmano de Freitas defende que o Acquario precisa de um novo destino e diz que Camilo agiu certo ao decretar que não poderia ser investido mais dinheiro público no projeto.

21h9min: RC defende ações específicas para o turismo no Ceará.Ele reconhece que tanto Camilo, quando Cid Gomes, agiram para melhorar o setor, mas que ainda há déficits, que ele propõe sanar.

21h14min: RC usa fala de Elmano onde ele diz que há recursos disponíveis para projetos e pergunta porque o dinheiro não foi usado, se estava disponível. Fala de ações na economia nas suas duas gestões à frente de Fortaleza e volta a prometer 600 mil empregos.

Resumo do terceiro bloco:

O clima ficou mais ameno, apesar de algumas trocas de farpas pontuais. O foco foi economia e turismo, onde RC defendeu seu legado em Fortaleza, enquanto Elmano se propôs a continuar o que Camilo Santana começou. Wagner foi o mais quieto dos três candidatos, apesar de ter feito críticas pontuais sobre economia aos dois oponentes.

Quarto bloco:

21h20min: Wagner relembra que promessa de Camilo em 2018 de construir 95 mil casas populares não foi cumprida. Ele diz que a partir do segundo ano de governo vai buscar parcerias para garantir recursos para construir novas residências no lugar de casas de taipa.

21h24min: Na réplica a resposta de Wagner, RC fala de projetos realizados, como entrega de papéis da casa e outras situações onde seu governo fez a diferença, segundo ele. RC ainda afirma que não dá para depender do Governo Federal para propor políticas de habitação e promete cirar um “Minha Casa, Minha Vida” no Ceará.

21h27min: Elmano fala que o SUS foi fundamental para enfrentar a pandemia de covid-19. Relembrou que Cid e Camilo fizeram importantes hospitais de alta complexidade espalhados pelo Interior. Finaliza prometendo a construção do hospital da UECE, que ele garante que será o maior do Estado.

21h30min: Wagner diz que votou a favor do piso nacional da enfermagem e critica o STF que barrou a aplicação do piso. O candidato ainda fala de hospitais, que segundo ele, estão abandonados e muitos que funcionam não são utilizados com toda a capacidade.

21h34min:Roberto Cláudio afirma que gratuidade no transporte público metropolitano será uma realidade na sua gestão. Mas diz que é preciso fazer obras de impacto que garantam a infraestrutura da operação. Relembra que fez o bilhete único em Fortaleza e diz que a gestão de Luizianne Lins (PT), madrinha política de Elmano deixou um caos na mobilidade urbana.

21h37min: Elmano afirma que Camilo fez o bilhete único metropolitano e promete avançar em cima disso. Fez aceno ao prefeito de Caucaia, Vitor Valim, apoiador conquistado nas últimas semanas pré-eleição.

21h39min: RC afirma que Elmano fracassou enquanto secretário da educação de Fortaleza. Diz que ele não tem preparo para o cargo e que o petista desconhece as atribuições do governo estadual no que diz respeito ao transporte público.

Resumo do quarto bloco: 

O clima voltou a ficar tenso em alguns momentos, mas as propostas ganharam terreno. O carro-chefe do debate foi mobilidade urbana. Elmano defendeu ações de Camilo e garantiu continuidade. RC relembrou de projetos enquanto prefeito de Fortaleza. Wagner se destacou ao falar de habitação popular e relembrar que casas prometidas por Camilo em 2018 não foram entregues.

Quinto bloco:

21h44min: Nas considerações finais Elmano responde acusação feita por Roberto Cláudio no bloco anterior. Ele compara sua gestão na educação com a de RC e aponta índices educacionais melhores, na sua opinião. Diz ainda que RC se acha dono da verdade e nega que tenha roubado propostas do adversário. Finaliza usando o lema de campanha que faz alusão à parceria com Camilo Santana e Lula, caso eles sejam eleitos senador e presidente, respectivamente.

21h47min: Wagner usa as considerações finais para agradecer apoiadores, incluindo profissionais da educação. Relembra que os padrinhos políticos não vão governar junto com o candidato eleito e diz que fez uma aliança com o povo cearense. Nos últimos segundos, ele promete isenção de impostos e mais medidas de segurança pública.

21h50min: Roberto Cláudio usa as considerações para apresentar sua biografia e os seus companheiros de chapa, Domingos Filho, candidato a vice-governador, e Erika Amorim, candidata ao Senado. Diz que é preciso criar um novo ciclo no Ceará com novas ideias. Volta a prometer construção de hospitais voltados para combater o câncer e criar um programa similar ao programa Mais Médicos.

(Aflaudisio Dan tas/O Otimista)

Últimas notícias