A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte recebeu, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (27), alunos do curso de formação da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Eles acompanharam a votação da mensagem nº 66, do Poder Executivo, que autoriza abertura de crédito especial no Orçamento Geral do Município – no valor de R$ 116.352,00 – para o pagamento de bolsas de custeio. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares presentes.
O vereador Capitão Vieira Neto (PTB), que votou favorável à mensagem, observou que não havia necessidade de o Executivo enviar a matéria ao Legislativo. Isso porque, conforme apontou o parlamentar, o orçamento anual do Município é de quase R$ 1 bilhão. Além disso, ele reforçou que o Executivo tem autonomia para remanejar 30% do orçamento sem a necessidade aprovação da Câmara Municipal.
“O prefeito quer, mais uma vez, jogar funcionário e a população contra esta Casa. Não precisava dessa autorização porque ele tem condições plenas de fazer isso. Ele tem 30% de remanejamento dentro do orçamento dado por esta Casa para remanejar da forma que queira”, afirmou Vieira Neto.
Ainda na sessão desta terça, o presidente Darlan Lobo (MDB) colocou em votação a proposta orçamentária da Câmara Municipal para o exercício financeiro de 2023. Aprovada por unanimidade, a matéria será incluída no orçamento anual do Município de Juazeiro do Norte.
No Grande Expediente, o presidente da Associação do Loteamento Conviver, Sebastião Erailson de Sousa Santos, usou a tribuna da Casa para reivindicar melhorias para a comunidade. Entre as demandas, a duplicação da avenida Carlos Cruz até o bairro Aeroporto.
“Essa continuidade poderia facilitar bastante o fluxo de veículos e pedestres. A minha vinda aqui é para pedir ao Poder Legislativo que possa fortalecer nosso pedido junto à Seinfra e à Prefeitura para viabilizar uma estrutura melhor para o nosso loteamento”, reivindicou o líder comunitário.