A Assembleia Legislativa do Ceará realizará somente duas sessões ordinárias no mês de setembro. Em reunião realizada na manhã de ontem quarta-feira (31), entre Mesa Diretora e representantes do Colégio de Líderes, ficou definido que na primeira quinzena do próximo mês, as plenárias acontecerão apenas nos dias 6 e 13. Nas duas semanas seguintes, os deputados ficarão liberados para realização de suas campanhas eleitorais.
A Casa estará, a partir do dia 14 de setembro, em uma espécie de “recesso branco”, e assim se dará até a realização do pleito eleitoral deste ano, marcado para o dia 2 de outubro, um domingo. Os parlamentares só retornarão para as sessões ordinárias normais a partir da primeira semana do próximo mês, provavelmente, no dia 5, umq quarta-feira.
Também ficou decidido que, em caso de um acontecimento especial, do tipo alguma convocação excepcional por parte do Poder Executivo, os parlamentares podem se reunir para definir o que for pautado. A reunião foi presidida pelo vice-presidente da Casa, o deputado Fernando Santana (PT) e realizada de forma híbrida.
Dos 46 deputados estaduais titulares, somente Carlos Felipe (PCdoB) e Aderlânia Noronha (SD) não estão disputando qualquer cargo para o pleito deste ano. A maioria, 36, são candidatos à reeleição. Cinco tentam vaga na Câmara Federal. Érika Amorim (PSD) postula vaga no Senado, enquanto que Augusta Brito (PT) é primeira suplente de postulante ao Senado. Elmano de Freitas (PT), por sua vez, disputa o Governo do Estado.