Os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) farão a cobertura das eleições do próximo dia 2 de outubro de forma integrada. TV Assembleia (canal 31.1), rádio FM (96.7MHz) e redes sociais da Alece irão repercutir todos os acontecimentos do dia do pleito, do início da votação até a apuração dos votos, tudo de forma interligada e simultânea. Será a primeira cobertura multiplataforma das eleições feita pelos veículos de comunicação do Legislativo cearense.
Entrevistas em estúdio, com a participação de especialistas convidados, entradas ao vivo das seções eleitorais, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e de comitês partidários acontecerão durante todo o dia. No total, cerca de 100 profissionais entre apresentadores, editores, repórteres, cinegrafistas, designers, fotógrafos, técnicos e motoristas estarão envolvidos na cobertura.
A coordenadora de Comunicação Social da Assembleia, jornalista Giselle Dutra, ressalta que as eleições são importantes para a consolidação da democracia, e enfatiza o papel dos profissionais da Casa, enquanto comunicadores do Parlamento, “de levar a informação oficial, correta, com qualidade e credibilidade, para o público”.
Ela destaca ainda o engajamento e compromisso da equipe. “A Casa prepara uma programação especial com os melhores profissionais para garantir informação de qualidade e em tempo real ao público sobre a votação. Aliamos experiência jornalística e tecnologia para a nossa primeira cobertura multiplataforma”, pontua.
Para Arnaldo Santos, gerente geral da TV Assembleia, a cobertura oferecerá ao público informações seguras, direto das fontes e com qualidade. “O trabalho exigirá muito esforço da equipe, mas todos os profissionais que farão parte deste desafio já estão treinados e integrados, assim como a infraestrutura técnica necessária está pronta”, diz Arnaldo.
Rafael Luis, gerente geral da rádio FM (96.7MHz), acredita que, nesta primeira cobertura realizada em cadeia, a audiência será multiplicada. Com esse sistema, a equipe ganhará dinamismo na cobertura, não sendo necessário enviar repórteres da TV e da rádio para a mesma pauta. Ele explica que “desta forma, a capacidade de cobrir ao vivo mais fontes é ampliada, o que trará mais informação pra nossa audiência”.
Já Rafael Alves, orientador do núcleo de mídias digitais da Alece, enfatiza que a integração da cobertura trará uma ampliação do público em geral, o que acarretará “uma contribuição para a democratização das informações, envolvendo a sociedade no processo eleitoral”.
O pleito de 2 de outubro elegerá presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e estaduais em todo o Brasil.
Acompanhe ao vivo a cobertura das eleições de 2022, pela TV Assembleia, rádio FM Assembleia (96.7MHz) e redes sociais da Alece: Youtube, Facebook, e Instagram e pelo Site Alece